sexta-feira, 19 de abril de 2013

Saurus Barrel Fermented 2008 #malbecworldday

A Wines of Argentina - WoA, responsável por divulgar o vinho argentino pelos quatro cantos do mundo, iniciou em 2011 o Malbec World Day, realizando ações em várias cidades do mundo, tendo como ator principal a Malbec.

Dentre as ações em torno do Malbec World Day no Brasil está o Wine Bar, que realizou dois programas especiais sobre o tema, um no dia 10 de abril e outro no dia 17 do mesmo mês.
 
Para o segundo Wine Bar 17 blogueiros da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE receberam da WoA 3 garrafas de malbecs de diferentes regiões vitivinícolas da Argentina.

Boa parte das ações que aconteceram no Brasil em comemoração ao Malbec World Day, as quais se encerrão no dia 1° de maio com a publicação sobre um Malbec nos blogs participantes da CBE, foram muito bem organizadas por 2 Wine Bloggers: Alexandre Frias do Diário de Baco e Daniel Perches do Vinhos de Corte.

Os vinhos que recebemos foram: o Mendel Malbec 2009, Colomé Estate 2009 e Saurus Barrel Fermented 2008 e foi essa a ordem que escolhi para abrir as garrafas junto com minha noiva e os amigos Eli e Juberlan.


Para harmonizar optamos por uma costela bovina preparada no bafo pela Costelaria Boi no Bafo e queijos curtidos (Gouda Rembrant, Vincent Holandês, Parmesão curado e Prima Dona), tudo caiu muito bem com todos os vinhos.

Começo a falar sobre os vinhos na ordem inversa a degustada e escrevo essas linhas voltando a taça o Saurus Barrel Fermented e como de costume escrevo abaixo algumas linhas sobre a vinícola.

A bodega  foi fundada em 2002 e ganhou rapidamente credibilidade e elogios, e hoje é referência da região. Ela está fixada em San Patrício del Chañar, província de Neuquén, Patagônia, uma nova zona vitivinícola da Argentina, onde existem incomparáveis condições de terroir e que fazem desta uma região especial para o cultivo de variedades de uva destinadas a elaboração de produtos de alta qualidade.

O nome do vinho é  uma analogia a um osso de dinossauro encontrado durante as obras de escavação para implantação dos vinhedos e da vinícola: portanto, eis a razão do nome do vinho “Saurus”.

O vinho é elaborado de forma minuciosa, onde os cachos são mantidos em câmaras frias (0 grau C) até a seleção dos grãos em mesa vibratória. Crio-maceração com cachos inteiros por 6 dias. Fermentação alcoólica em tanques de aço inox por 5 dias e fermentação malolática em barricas de carvalho. Foi posto para maturar em barriacas de carvalho (30% carvalho francês e 70% carvalho americano) em 31.03.2008 e finalizado o envelhecimento em 03.12.2008, sendo engarrafado em 06.02.2009. O vinho está com 5 aninhos e suporta bem pelo menos mais cinco; a vinícola cita potencial de guarda de 8 anos.

Visualmente mostrou uma cor rubi brilhante, com matizes de cor púrpura e lágrimas finas, abundantes e rápidas. No nariz inicialmente muito fechado com o álcool aparecendo, mas após uns 40 minutos de aeração mostrou fruta madura (ameixa), floral (violeta), notas de chocolate e especiadas e um tostado muito delicado e elegante. Em boca foi que se mostrou diferente dos malbecs tradicionais: taninos macios, aveludados, acidez refrescante e álcool aparecendo um pouco mais. Repetição em boca da fruta e do floral e notas balsâmicas sutis. Final de boca ligeiramente adocicado, de boa intensidade e com notas de pimenta e tostado aparecendo no retrogosto. Mesmo sendo diferente esse malbec sujou a taça, algo muito comum aos vinhos com esta casta.

O conjunto garrafa (imponente e pesada), rótulo (rico em detalhes) e rolha (nome da vinícola gravado e também mês e ano do engarrafamento) são um atrativo a parte e fazem você bater o olho no vinho assim que entra no ambiente onde ele está.

Um bom vinho, ideal para se degustar sem nenhuma pressa e pra mim ficou com a segunda colocação entre os vinhos da noite. Para acompanhar um bom pernil de javali ou uma codorna, onde formariam, sem sombra de dúvida, um par perfeito.
 
O Rótulo

Vinho: Saurus Barrel Fermented
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2008
Garrafa n°: 5.804 (15.000 produzidas)
País: Argentina
Região: Neuquén, Patagonia
Produtor: Bodega Família Schroeder
Enólogo: Leonardo Puppato
Graduação: 14%
Onde comprar: Decanter
Preço médio: R$ 112,00
Temperatura de serviço: 16º - 18º
Pontuações recebidas: 88 Wine Enthusiast

2 comentários: