Em 2012, a Wine Intelligence
realizou uma ampla pesquisa para mapear e caracterizar o gosto do consumidor
brasileiro. Os resultados, divulgados ontem pela Fecomercio-SP, mostraram que,
em nosso país, o vinho tinto ainda está em vantagem em relação aos outros tipos.
Cerca de 90% dos entrevistados na faixa etária de 18 a 59 anos disseram beber
vinho tinto, e 65% consomem os brancos.
A pesquisa também avaliou a
frequência de consumo de vinhos importados pelos brasileiros. A maioria, 33%,
bebe rótulos importados de uma a três vezes por mês, seguida de outros 25% que
disseram consumir tais vinhos uma vez a cada dois ou três meses. Já outros 21%
informaram que optam por beber vinhos de fora do país uma vez por semana.
Ainda segundo dados da Wine
Intelligence, aqueles entre 18 e 24 anos bebem com maior frequência, sendo o
estado de São Paulo o maior consumidor de vinhos - a capital paulista responde
por 29% do consumo e interior do estado por 21%. Seguindo São Paulo está o Rio
de Janeiro, com parcela correspondente a 19%. E, atrás dos estados estão as
cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, cada uma delas com
7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário