terça-feira, 16 de abril de 2013

Anuário vinhos do Brasil 2013 será lançado no ExpoVinis Brasil 2013

Em formato de revista premium, a publicação traz dados e avaliações de cenário a respeito do universo do vinho brasileiro. Versão para iPad será apresentada em primeira mão na feira.

Estatísticas, dados de safra e de produção, entrevistas, avaliações de cenário além de um raio-x das diferentes regiões brasileiras de produção da uva e do vinho são alguns dos conteúdos que recheiam a edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil. A publicação será apresentada ao mercado durante o Circuito Brasileiro do Vinho e expovinis 2013, pelo jornalista Marcelo Copello, palestrante do evento e diretor da Baco Multimídia, editora parceira do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) no desenvolvimento do anuário.
 
A versão 2013 dá continuidade ao sucesso da edição 2012, com conteúdo bilíngue. Segundo o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, “a primeira edição do Anuário Vinhos do Brasil possibilitou reunir em uma única publicação informações sobre a produção de vinhos, o mercado, as inovações e as perspectivas do setor, sendo um importante instrumento de apresentação institucional e promocional do setor vitivinícola.
 
O anuário também se mostrou como uma importante ferramenta para o projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que promove o vinho fino brasileiro engarrafado pelo mundo. A edição 2013 foi apresentada em primeira mão na feira internacional do setor de maior prestígio, a ProWein, realizada na Alemanha, em março passado.
 
O Anuário aborda a constante evolução do vinho nacional, que amplia suas fronteiras para o exterior com notável reconhecimento, muitas vezes traduzidos em prêmios. Rico em dicas e serviços para o leitor, e totalmente traduzido para o inglês, ele é uma grande ferramenta de trabalho, referência para o trade e consumidor final. “É um grande raio-x da vitivinicultura brasileira”, aponta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
 
Ao passar pelas páginas da publicação, o leitor navegará pelas mais importantes regiões vinícolas brasileiras, por meio de um descritivo de cada uma delas, como Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco, Paraná, São Paulo e as novas fronteiras Minas Gerais e Goiás, com informações sobre as castas mais plantadas, rótulos, rotas do vinho, além do enoturismo e gastronomia, mostrando o que cada região tem de melhor a oferecer. “O anuário traz um exclusivo panorama do mercado vitivinicultor brasileiro, com números atualizados e com a consolidação de dados e resultados dos estados produtores, fotos, infográficos, tendências e padrões de consumo”, diz jornalista e expert Marcelo Copello, diretor editorial da publicação.
 
Uma estratégia diferenciada de distribuição fará com que o anuário chegue ao maior numero possível de formadores de opinião, seja no Brasil ou Exterior. Na edição 2012, a publicação marcou presença em vários eventos e degustações internacionais, sendo ainda distribuída em mais de cem postos oficiais do país, por meio de parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 Para o segundo semestre, a Baco planeja o lançamento das edições 2012 e 2013 do anuário para iPad. Desta forma, o importante conteúdo do anuário ganha uma nova plataforma de acesso, possibilitando sua consulta a um número maior de leitores.
 
Segundo a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, 2013 será um ano de muitas portas abertas para o setor vitivinícola brasileiro. “A Copa tem despertado a atenção dos grandes compradores para os nossos vinhos e, como consequência, esperamos ganhar visibilidade e reconhecimento em importantes mercados como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra”, explica. “Nesse sentido, o Anuário Vinhos do Brasil será uma importante ferramenta para disseminar o que a nossa indústria está fazendo para se preparar para estes mega eventos.
 
Fonte: ExpoVinis

2 comentários:

  1. Ewerton, a idéia de unir o vinho fluindo da taça e formando o mapa brasileiro é fantástica... Pena que o fundo azul não valorizou a 'cena'...

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  2. Um olhar crítico sempre acrescenta algo: boa observação.

    Abraço.

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