domingo, 28 de abril de 2013

Celebrando com Casa Valduga 130

No último dia 26 o Vinhos de Minha Vida fez aniversário: o blog completou 2 anos de vida e, tenho muito a agradecer pela audiência e pelas conquistas.
 
O blog teve um crescimento importante no número de visualizações de página, observando-se um volume 600% maior que o número de visitas do primeiro ano. Além disto, o blog figurou diversas vezes nos mais populares do Enoblogs, para ser mais exato por dez vezes, sendo que em duas destas no topo da lista. Melhoramos também nossa classificação no Alexa: hoje na 1.602.142, que era a de 8.814.436 há um ano.
 
Hoje já são mais de 400 posts publicados, com 190 vinhos comentados, sendo Chile, Portugal, Argentina e França os rótulos que mais apareceram por aqui.
 
No ano passado escolhi um tinto da Concha y Toro para comemorar: relembre. E para este ano escolhi o premiado espumante 130, produzido pela Casa Valduga, o qual foi lançado em 2005 para comemorar os 130 anos da chegada ao Brasil dos primeiros Valduga, vindos de Rovereto, província de Trento (Itália).
 
O espumante é elaborado pelo método Champenoise, que consiste em elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante com temperatura controlada na cave em 12ºC. Permanece após a refermentação em garrafa por 36 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
 
Os atributos começam já no visual da garrafa, que apresenta um formato diferente do convencional e uma bela cor marrom. O rótulo é delicado e elegante e forma um belo conjunto com a garrafa.
 
Vamos ao líquido. Visualmente mostrou cor amarelo dourado (pérola), perlage belíssima, intensa e persistente. Bouquet delicado, intenso e elegante, com presença de frutas secas, notas de fermentação e de tostado. Em boca mostrou cremosidade e muita refrescância. Repetiu as notas de fermento e tosta. Final de boca refrescante com a fruta e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Degustei esse excelente rótulo na companhia de Fernanda, minha maior incentivadora e meus pais. A harmonização ficou por conta de canapés de camarão ao molho pesto, camarão empanado e cebola empanada, tudo delicioso e caiu muito bem com esse belo espumante que sem sombra de dúvida é um dos melhores custo versus benefícios do Brasil.
 
O Rótulo
 
Vinho: Casa Valduga Brut 130
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay e Pinot Noir
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Casa Valduga
Enólogo: Marcio Ranírez
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 55,00
Temperatura de serviço: 4º - 6º
Premiações:  Concours Mondial de Bruxelles | Brazil (Ouro), Top Ten - Expovinis | Brasil (Ouro), III Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (Ouro), Effervescents du Monde - França 2009 (Ouro), International Wine Challenge - Londres | Inglaterra (Grande Menção), International Wine Challenge | Londres 2010 (Grande Menção),  Concurso Mundial de Bruxellas | Brasil (Prata), Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (Prata), International Wine Challenge | Londres (Bronze).

Nenhum comentário:

Postar um comentário