Mostrando postagens com marcador Austrália. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Austrália. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Degustando às cegas 3 tintos de R$ 30 a R$ 50 #aveclevin

Degustar um vinho é algo que pode ser feito de forma trivial / superficial, e não há nada de errado nisso ou pode ser feito de forma mais aprofundada, uma vez que o vinho é a bebida mais rica em aromas e sabores que existe e chegar a cada um deles é um exercício que passa pela descoberta do inusitado, que na realidade nos remete a uma memória pré-existente, uma verdadeira aventura.
 
Uma das melhores formas de exercitar seu olfato e suas papilas gustativas é  através de uma degustação às cegas, para evitar influência da boa ou má reputação do vinho, uma vez que, na degustação às cegas, nada se coloca entre o degustador e o vinho; não há nada para dispersar e sugestionar o avaliador, o que torna esse sistema de prova, teoricamente, mais justo e muito utilizado em concursos.
 
No último encontro da Avec le Vin, contrariando o que se recomenda nas degustações às cegas. eu propus uma tema bem amplo: "tinto de qualquer uva e país na faixa de R$ 30 a R$50". Como da para perceber as variáveis são inúmeras e a ideia foi apenas limitar o valor e realizar uma degustação descontraídas e em moldes diferentes das usuais degustações às claras.
 
Como éramos em 6 cada casal trouxe uma garrafa e fizemos uma degustação com 3 diferentes rótulos.

Não esqueça de esconder toda e qualquer parte que
possa identificar os vinhos.
Hora de testar como anda o olfato e as papilas gustativas...
 
 
Todos foram unânimes da escolha do vencedor... que foi o...
 
Um velho conhecido do blog. Confira o que achamos
do vencedor clicando aqui.
Vencedor e demais personagens da noite com destaque para a decepção: La Bélière, um Bordeuax simplório que não encanta em nada.
 
 

E você, como gosta de degustar seus vinhos junto com seus amigos: às cegas ou às claras, horizontal ou vertical? O que vale mesmo é aproveitar cada gole na companhia de pessoas queridas. Mas, se quer programar algo diferente não faltam páginas que expliquem quais as melhores formas de organizar uma degustação.

domingo, 14 de abril de 2013

O primeiro australiano do blog: Lindemans Bin 45 Cabernet Sauvignon 2009

Há alguns meses adquiri o Lindemans Bin 45 e estava mantendo o mesmo na adega para degustá-lo em um momento especial, não pelo seu valor, mas por nunca haver degustado antes um vinho australiano, então na última sexta abri a garrafa para comemorar mais um ano de vida e agradecer tudo que tenho recebido.
 
A Austrália está produzindo sofisticados vinhos e hoje é o 4º maior exportador de vinhos, perdendo somente para Itália, França e Espanha.
 
A história dos vinhos australianos teve início em 1836, quando os ingleses se instalaram perto da cidade de Adelaide, no Vale Barossa. Durante mais de cem anos os vinhos australianos produzidos eram fortes e doces, além de vinho do porto, que eram destinados ao mercado inglês. Nos anos 60 houve um grande avanço tecnológico na produção de vinhos no país, que começou a produzir e exportar vinhos de excelente qualidade, produzidos com ingredientes nobres.
 
Lindemans Wines é uma das vinícolas mais antigas da Austrália, fundada pelo médico inglês Dr. Henry J. Lindeman em 1843, que tinha por fundamento o seguinte pensamento: “O único propósito do vinho é trazer felicidade”. Essa marca tornou-se mundialmente famosa por produzir vinhos de relação qualidade-preço (classificado como ótimo “custo-benefício” pela revista Wine Spectator), sendo um dos australianos favoritos dos americanos.
 
O Lindemans Bin 45 Cabernet Sauvignon 2009 mostrou uma cor rubi com halo levemente alaranjado, mostrando uma evolução e, uma boa formação de lágrimas. No nariz um bouquet rico em fruta escura madura e leves toques de baunilha e tostado, proveniente da passagem de 6 meses por barricas de carvalho francês. Em boca mostrou taninos redondos, boa acidez e álcool na medida;  fruta em compota, notas adocicadas, mas sem ser enjoativo e também notas de menta, chocolate e madeira. Final de boca levemente adocicado de média intensidade com a fruta aparecendo no retrogosto.
 
Corroboro a Wine Spectator: é um vinho de boa relação qualidade-preço, o Lindemans é um vinho muito equilibrado, fácil de beber e foi um bom início ao mundo vitivinícola australiano. Acompanha desde uma pizza a uma carne pouco condimentada.
 
Vinho degustado na tranquilidade do lar, na companhia agradável de minha noiva  e no momento especial do meu aniversário.

O Rótulo

Vinho: Lindemans Bin 45
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2009
País: Austrália
Região: Southern Flinders Ranges (South Austrália)
Produtor:  Lindemans Wines
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 40,00
Temperatura de serviço: 16º