O Perequita é certamente o vinho português mais vendido no Brasil e o país está entre os maiores mercados mundiais consumidores deste conhecido rótulo.

O Vinho Periquita se deve ao nome “popular” que as uvas do tipo Castelão têm em Portugal. Até 2001 o vinho Periquita era produzido especificamente com esta uva, desde a safra 2001 entretanto a vinícula passou a compor o vinho como um “corte” de 3 uvas, Castelão, Trincadeira e Aragonez, todas cepas nativas da península Ibérica. A Castelão continua correspondendo à maior parte do corte, mas a mistura deixou o vinho mais suave e fácil de beber, o que se mostrou acertado por se tratar de um vinho “corrente”, como chamado em Portugal, quase o que chamamos de vinho de mesa, só que feito com uvas viníferas (Vitis vinifera).

É um vinho jovem, sem grande poder de guarda. Equilibrado e honesto, que consegue cumprir bem o seu papel de ser um vinho para ser consumido de forma frequente e descontraída. Um vinho com bom custo versus benefício e que irá agradar os iniciantes ou os que não querem se aprofundar muito no mundo do vinho.
O Rótulo
Vinho: Periquita
Tipo: Tinto
Castas: Castelão (85%), Aragonez (%7) e Trincadeira (8%)
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos S/A
Enólogo: Domingos Soares Franco
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Rede de Supermecardos
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de
serviço: 16 a 18º
Nenhum comentário:
Postar um comentário