Mostrando postagens com marcador História. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador História. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quem é quem no mundo do vinho 2016

Mais uma vez figuramos em uma bela posição na pesquisa Quem é Quem,  tradicionalmente realizada e publicada pelo portal EnoEventos do editor Oscar Daudt.
 
Contudo em 2016, em virtude de atividade com a sua importadora, dificilmente conseguiria realizar a pesquisa, foi aí que entrou a Camila H. Coletti editora da Revista Eno Estilo, que tendo como base o fato do levantamento utilizar informação aberta a todos os interessados, disponível no site do Alexa www.alexa.com tomou para si o desafio de e nos brindou com os dados.
 
O foco foi a pesquisa para saber dentre os produtores de conteúdo sobre vinhos: sites, portais e blogs, quem é quem. Foram pesquisados e estão no rank do Alexa 91 sites produtores de conteúdos, inseridos na planilha apresentada abaixo.
 
Como o Alexa mede este rank?
 
Ninguém sabe ao certo. O Alexa alterou visivelmente muito do seu padrão de mensurar as visitas de um site. Houve uma queda brutal na posição dos sites em relação aos anos anteriores.
 
Acredito que os valores reais, como qualidade na produção de conteúdo exclusivo, visitação real, permanência no site, conteúdo assinado com respeitabilidade estão sendo mais valorizados do que nunca.
 
Entendendo o RANK no ALEXA
 
O Rank refere-se a posição do site em relação a todos os websites, de todas as atividades disponíveis na internet mundial. Esta posição representa o grau de visibilidade de um site. Quanto menor o número, maior a movimentação e visitas àquele veículo.
 
O Alexa faz uma varredura diária na internet. Com base nos 3 últimos meses estabelece a classificação comparativa de um site. Este valor varia todos os dias, dependendo da classificação, pode variar muito. Para quem está abaixo de 1000, varia bem menos,  abaixo de 500 menos ainda e assim sucessivamente.
 
Abaixo a tabela com a classificação de todos os sites relativos ao vinho, que constavam da pesquisa no ano anterior. Alguns foram inseridos por se tratarem de pessoas que frequentam as degustações de vinhos e escrevem sobre eles.

Dados coletados no Alexa em 04 de setembro de 2016
Dentre os endereços que constavam na tabela de 2015 não foram localizados três blogs/sites que devem ter sido descontinuados ou mudaram de domínio. E do grupo dos 91, 8 deles formam um grupo sem movimentação mínima, para ser considerado no rank do Alexa. Os números foram divididos por 1000 para facilitar a visualização.
 
Fonte: Eno Estilo

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Blog ganha 30 posições na pesquisa quem é quem e se consolida entre os mais lidos do país

Desde 2010, o EnoEventos publica, anualmente, a análise do tráfego obtido pelas páginas brasileiras de vinhos. Para obter um bom resultado comparativo, as páginas são divididas em 5 categorias, analisadas separadamente: Vinícolas, Importadoras, Sites e blogs, Organizações e associações e Lojas virtuais.

Os dados que alimentam este estudo são coletados no Alexa - The Web Information Company, uma página americana, pertencente ao grupo Amazon.com, especializado na análise do tráfego da Internet. A base de dados deles é impressionante, com a classificação de milhões de páginas residentes em mais de 125 países.

Para classificar um site, a empresa utiliza o movimento dos últimos 3 meses (considerando visitas e páginas acessadas) a partir de uma fórmula não revelada. Cada um dos sites classificados recebe uma posição que varia de 1 - lugar que, sem surpresas, é ocupado pelo Google - crescendo sequencialmente até o último site classificado. Portanto, quanto menor a colocação obtida, mais movimento o site recebe.

 
A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 326 sites, com a seguinte distribuição por categoria.
 
Os sites de vinhos mais visitados
 
  • 81 vinícolas
  • 81 importadores
  • 92 sites e blogs
  • 32 organizações e associações
  • 40 lojas virtuais

  • Os leitores irão notar que, ao final de cada tabela de classificação, existem diversos endereços que não foram classificados. Isso significa que o movimento de visitas que chegam a essas páginas é tão pequeno que o Alexa não teve como determinar uma posição para eles. É o pior dos mundos para uma página Internet.
     
    Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas no dia 16/07/2015.
     
    Criei o blog em 2011 e desde 2012 somos classificados na pesquisa. Em 2015 o Vinhos de Minha Vida ficou com a 31ª posição, a melhor desde que comecei a publicar e, além disso, subiu 30 posições em relação ao ano de 2014, o que representa uma consolidação do blog no mundo do vinho no Brasil.
      
     
    Confira a pesquinsa completa clicando aqui.

    segunda-feira, 13 de outubro de 2014

    Mil motivos para comemorar...

    Há cerca de 3 anos e 6 meses resolvi começar a escrever o Vinhos de Minha Vida como uma forma de publicar minhas impressões sobre os vinhos que provo e também reunir informações relacionadas ao mundo do vinho.
     
    Muitos foram os artigos sobre vinho e saúde, inúmeras foram as notícias, aqui se publicou curiosidades, dicas, harmonizações, receitas... tudo sempre com o intuito de deixar os leitores por dentro do mundo do vinho e para isso eu sempre busquei inovar com novas colunas e artigos para atrair novos leitores e fidelizar os antigos.
     
    Hoje escrevo essas linhas aqui e não falo sobre nenhum vinho, aliás, por aqui já comentei sobre mais de 380 vinhos, mas para expressar minha gratidão pela sua companhia ao longo desse curto período de vida do blog e para marcar a milésima postagem do Vinhos de Minha Vida, um número expressivo e que mostra que o blog veio para ficar.
     
    Divido essa conquista com Fernanda, minha esposa, que sempre me apoiou e é co-autora do blog. Brinde conosco essa conquista e fique ligado que ainda temos muito para compartilhar com você.

    terça-feira, 31 de dezembro de 2013

    Despedindo-se de 2013 e planejando 2014...

    O ano de 2013 foi um excelente ano para o Vinhos de Minha Vida, o blog continuou atingindo boas marcas e pude degustar bons vinhos.
     
    O blog tem estado, com muita frequência, entre os 20 blogs que mais bublicam no Enoblogs (atualmente o site congrega mais de 500 blogs relacionados ao vinho), com aparições entre os 5 mais e também entre os 30 mais visitados deste mesmo site. Quando o tema é relevância também estamos bem, hoje ocupamos a 35 posição. É fato: o site nos dá uma boa visibilidade.
     
    No levantamento realizado pelo site Enoeventos passamos a ocupar a quadragésima segunda posição entre 99 blogs rankeados através do alexa, uma bela marca.
     
    Ultrapassei a marca das 150 mil vizualizações de páginas em menos de três anos de vida e só agora em dezembro as vizualizações ultrapassaram a marca das 12.500. Números surpreendentes para um blog despretencioso de um leigo apaixonado por essa bela bebida que é o vinho.
     
    Participei de grandes degustações e tive o prazer de degustar vinhos nacionais de excelente qualidade, fazendo com que eu deixe de vez aquele velho preconceito com estes rótulos. Também tive a honra e prazer de participar de cinco edições do WINEBAR, sempre com vinhos de grande qualidade e com ideias muito inovadoras, como as da última edição de 2013 com vinhos da Wines of Argentina, que serão comentados no início de 2014.
     
    Ao longo do ano mantive o foco em vinhos com bom custo versus benefício abaixo dos R$ 50,00, mas também preocupei-me em degustar menos, porém vinhos melhores e para isso tenho pesquisado bastante e investido em vinhos de melhor qualidade, contudo mantendo uma boa relação com o preço e um conselho que dou ao leitor é: pesquise sempre e busque vinhos em lojas especializadas.
     
     
    Para 2014 muitos projetos pessoais e planos legais junto com amigos, tudo já deve iniciar agora em janeiro, então não deixem de acompanhar as novidades que irão surgir por aqui, não deixe também de interagir, pois a troca é uma excelente forma de aprendermos.
     
    Saúde e bons vinhos a todos neste 2014 que já bate a porta!
     

    terça-feira, 3 de setembro de 2013

    Quem é quem 2013


    O site EnoEventos publicou mais uma vez sua pesquisa "Quem é quem 2013". Pela segunda vez o Vinhos de Minha Vida foi classificado na pesquisa na categoria sites e blogs.
     
    A análise de 2013 já é a quarta edição deste estudo, elaborado pela primeira vez em 2010. Desde o início, os resultados despertaram grande interesse entre os leitores do EnoEventos, mas principalmente entre os administradores das páginas de vinhos, curiosos em saber como se posicionam nesse universo virtual, a cada ano mais concorrido.

    A novidade desta nova edição é a inclusão de mais uma categoria de páginas, a das lojas virtuais, segmento que adquire, a cada ano, mais importância no comércio de vinhos. Com isso, agora são 5 as categorias analisadas e comparadas separadamente: Vinícolas, Importadoras, Sites e blogs, Organizações e associações e, finalmente, Lojas virtuais.
     
    A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 337 sites, número superior aos 290 de 2012, 260 de 2011 e de 152 de 2010.
     
    E à exemplo do que foi feito nas edições anteriores, os sites foram divididos em categorias, com as uantidades abaixo discriminadas: 
     
    • 86 vinícolas
    • 82 importadoras
    • 99 sites e blogs
    • 36 lojas virtuais

    Os leitores irão notar que, ao final de cada tabela de classificação, existem diversos endereços que não foram classificados. Isso significa que o movimento de visitas que chegam a essas páginas é tão pequeno que o Alexa não teve como determinar uma posição para eles. É o pior dos mundos para uma página Internet.
     
    Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas entre os dias 25 e 27/08/2013.

    Esse ano figuramos na quadragésima segunda, entre 99 listados na análise, subindo 5 posições em comparação a classificação de 2012.
     
     
    Confira a pesquisa completa clicando na imagem acima.

    terça-feira, 6 de agosto de 2013

    Espumante das 100 mil...

    Atingimos a marca das 100 visualizações de página, uma marca bem expressiva e que merece uma comemoração e para isto escolhi um espumante que há muito tinha vontade de degustar: o Cave Geisse Brut 2008, considerado o melhor espumante do Brasil pela Wine Enthusiast, pela Guia de Vinhos do Brasil da Revista Gula e  melhor Espumante da América do Sul pela Vinalies na França.

    O belo espumante é produzido pela Vinícola Geisse, que foi fundada em 1979 pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, chileno que veio para o Brasil em 1976 contratado para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Logo nos primeiros anos percebeu que aqui existia um potencial incrível e ainda não desvendado para se desenvolver a elaboração de produtos de alta qualidade, principalmente em matéria de espumantes, o qual ele considerava ser a grande vocação da região.

    Geisse então deparou-se com a região de Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves, hoje conhecido como região dos Vinhos da Montanha, aí ele identificou todas as características consideradas ideais para iniciar seus trabalhos, como boa altitude (800m), solo com excelente drenagem, boa amplitude térmica e posição solar ideal, tudo para que pudesse seguir em busca de seu principal objetivo, que era o de desvendar o real potencial de qualidade que a região poderia oferecer, para isto renunciou as grande produções do método de cultivo vigente na região - latada - e optou pelo de espaldeiras altas, com produções menores, mas de melhor qualidade, aliando conhecimento, tradição e técnica.

    O espumante é produzido pelo método Champenoise, elaborado com uvas Pinot Noir e Chardonnay. O processo passa pelas fermentações (seca e malolática). A primeira fermentação acontece dentro de tanques, a segunda já na garrafa. Este é o grande diferencial do método champenoise, que oferece mais sabor e estrutura ao vinho espumante. Nos pupitres (suportes que deixam as garrafas na posição horizontal e inclinadas) é feito o ‘remuage’ (movimentos circulares feitos com a mão uma vez por dia). O objetivo é levar a borra do fermento para junto do gargalo. Parte-se, então, para o ‘degogerment’, onde os resíduos são congelados, a tampa é aberta com um abridor especial e eles são expelidos. A borda interna da garrafa é limpa, a rolha colocada e com a garrafa contra luz, averigua-se a limpidez. Trinta dias após a rotulagem, o espumante já esta liberado para comercialização.
    Visualmente mostrou cor dourada brilhante, boa formação de espuma e pérlage fina e persistente. Aromas intensos, deliciosos e elegantes de flores brancas, pêssego, damasco, amêndoas, fermento e leve notas de torrefação. Em boca apresentou alguma cremosidade e bom corpo. Boa persistência e acidez agradável.

     Eu e Fernanda aproveitamos a marca do Vinhos de Minha Vida e também comemoramos nosso aniversário de namoro harmonizando o espumante com um Fondue de Camarão. Tudo harmonizou perfeitamente e ficou na memória.
     
    O Rótulo
     
    Vinho: Cave Geisse Brut
    Tipo: Espumante
    Castas: Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%)
    Safra: 2008
    País: Brasil
    Região: Pinto Bandeira (Bento Gonçalves)
    Produtor: Vinícola Geisse
    Graduação: 12,5%
    Onde comprar: Ingá Vinhos Finos
    Preço: R$ 69,00
    Temperatura de serviço: 6 graus

    domingo, 28 de abril de 2013

    Celebrando com Casa Valduga 130

    No último dia 26 o Vinhos de Minha Vida fez aniversário: o blog completou 2 anos de vida e, tenho muito a agradecer pela audiência e pelas conquistas.
     
    O blog teve um crescimento importante no número de visualizações de página, observando-se um volume 600% maior que o número de visitas do primeiro ano. Além disto, o blog figurou diversas vezes nos mais populares do Enoblogs, para ser mais exato por dez vezes, sendo que em duas destas no topo da lista. Melhoramos também nossa classificação no Alexa: hoje na 1.602.142, que era a de 8.814.436 há um ano.
     
    Hoje já são mais de 400 posts publicados, com 190 vinhos comentados, sendo Chile, Portugal, Argentina e França os rótulos que mais apareceram por aqui.
     
    No ano passado escolhi um tinto da Concha y Toro para comemorar: relembre. E para este ano escolhi o premiado espumante 130, produzido pela Casa Valduga, o qual foi lançado em 2005 para comemorar os 130 anos da chegada ao Brasil dos primeiros Valduga, vindos de Rovereto, província de Trento (Itália).
     
    O espumante é elaborado pelo método Champenoise, que consiste em elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante com temperatura controlada na cave em 12ºC. Permanece após a refermentação em garrafa por 36 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
     
    Os atributos começam já no visual da garrafa, que apresenta um formato diferente do convencional e uma bela cor marrom. O rótulo é delicado e elegante e forma um belo conjunto com a garrafa.
     
    Vamos ao líquido. Visualmente mostrou cor amarelo dourado (pérola), perlage belíssima, intensa e persistente. Bouquet delicado, intenso e elegante, com presença de frutas secas, notas de fermentação e de tostado. Em boca mostrou cremosidade e muita refrescância. Repetiu as notas de fermento e tosta. Final de boca refrescante com a fruta e o tostado aparecendo no retrogosto.
     
    Degustei esse excelente rótulo na companhia de Fernanda, minha maior incentivadora e meus pais. A harmonização ficou por conta de canapés de camarão ao molho pesto, camarão empanado e cebola empanada, tudo delicioso e caiu muito bem com esse belo espumante que sem sombra de dúvida é um dos melhores custo versus benefícios do Brasil.
     
    O Rótulo
     
    Vinho: Casa Valduga Brut 130
    Tipo: Espumante
    Castas: Chardonnay e Pinot Noir
    Safra: Não safrado
    País: Brasil
    Região: Vale dos Vinhedos
    Produtor: Casa Valduga
    Enólogo: Marcio Ranírez
    Graduação: 13%
    Onde comprar em Recife: DLP
    Preço médio: R$ 55,00
    Temperatura de serviço: 4º - 6º
    Premiações:  Concours Mondial de Bruxelles | Brazil (Ouro), Top Ten - Expovinis | Brasil (Ouro), III Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (Ouro), Effervescents du Monde - França 2009 (Ouro), International Wine Challenge - Londres | Inglaterra (Grande Menção), International Wine Challenge | Londres 2010 (Grande Menção),  Concurso Mundial de Bruxellas | Brasil (Prata), Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (Prata), International Wine Challenge | Londres (Bronze).

    sábado, 16 de março de 2013

    Alergia a Vinho? Nos mais populares do Enoblogs, confira!

    Você sabia que o vinho pode causar indisposição e dores de cabeça, mesmo apenas após uma única taça? Isso pode acontecer e trata-se, possivelmente, de alergia ao vinho.
     
    Alguns cientistas observaram que uma substância presente no exoesqueleto de crustáceos é capaz de anular os efeitos do anidro sulfuroso, composto do vinho que produz os sintomas desagradáveis.
     
    O artigo que trata um pouco mais sobre o tema ficou com a quinta posição na lista dos Posts Mais Populares do Enoblogs publicada em 15.03.2013. Confira a lista completa na imagem abaixo e o artigo clicando na imagem.
     
     

    quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

    Pela segunda vez no topo da lista

    Pela segunda vez o blog figurou no topo da lista dos Post Mais Populares do Enoblogs.
     
     
     
    A lista acima foi publicada em 13.02.2013. Obrigado aos leitores!

    terça-feira, 1 de janeiro de 2013

    Aconteceu aqui

    Iniciei o Vinhos de Minha Vida em abril de 2011 sem nenhuma pretensão, com intuitos modestos como: aprender mais sobre vinho e deixar aqui as impressões de um leigo sobre os vinhos degustados, mas para minha surpresa o blog tem conseguido atingir marcas que nunca imaginei e sou muito grato a cada um dos leitores por isto.
     
    Eu e Paulo Laureano no Passeio Enológico por Portugal
    O blog passou de uma média de 500 visualizações mês nos meses de 2011 para uma média de mais de 3700 mês em 2012; nos dois últimos meses ultrapassou as marcas das 5 mil e 6 mil visualizações, respectivamente. Na pesquisa Quem é Quem 2012 o blog figurou na quadragésima sétima posição, dentre 82 blogs listados, uma marca e tanto, considerando a curta vida do mesmo e o fato de não possuir patrocinadores.
     
    Também figuramos várias vezes entre os mais lidos do Enoblogs e os posts Mais Populares, sendo em uma delas na primeira posição.
     
    Ao todo, em 2012, foram 207 posts com temas variados relacionados ao vinho: saúde, arte, notícias, curiosidades, conteúdo mais aprofundado sobre vinhos, dentre muitos outros, não esquecendo é claro dos posts sobre vinhos degustados.
     
    Comentei aqui sobre mais de 100 vinhos que degustei, para ser mais exato, sobre 108 vinhos, uns muito bons e outros ruins, porém que valeram a experiência.
     
    O país que liderou, com 53 rótulos comentados, foi Portugal, seguido pelo Chile com 19 vinhos e em terceiro a argentina com 15, juntos os três países representaram 80% dos vinhos comentados. Outros países também apareceram aqui em 2012, um total 11, com quatro novos entrando na lista: Uruguai, Espanha, Israel e Estados Unidos, o que reflete um dos meus objetivos que é degustar diferentes vinhos de diferentes países visando dentre outras coisas aprimorar meus conhecimentos sobre a bebida.
     
    Os tintos mais uma vez estiveram entre os mais degustados, seguido pelos brancos,  espumantes,  fortificados e por fim rosés. Minha proposta em 2013 é inserir mais brancos e espumantes na lista, sobretudo por serem mais adequados ao clima quente da região em que residp.
     
    E para mostrar que uma das principais ideias do blog é aprendizado, passamos de cerca de dez variedades de uvas presentes nos vinhos comentados em 2011 para 67 em 2012. Mais uma vez a Cabernet Sauvignon liderou, mas foi seguida de perto das varietais Tinta Roriz e Syrah. Você pode conferir todas as uvas passeando no menu a direita.
     
    Para não tornar os texto muito enfadonho apresentando os melhores vinhos degustados por categorias listarei vinhos que se destacaram de uma forma geral; então aí vai meu Top 5, não necessariamente na ordem:
     
     
    Agradeço a todos os leitores por fazerem este blog continuar crescendo e findo desejando um ótimo 2013 com bons vinhos a todos, pois a vida é muito curta para vinhos ruins.
     
    Saúde!
     
    Abraços, Ewertom Cordeiro.

    sexta-feira, 30 de novembro de 2012

    Para fechar novembro com chave de ouro

    Novembro foi o mês com maior número de vizualizações de páginas desde a criação do blog: mais de 5.500 até o momento, para se ter idéia esse número é quase metade das vizualizações alcançadas no primeiro ano do blog.
     
    Além dessa marca expressiva para um blog sem patrocínio consiguimos mais uma vez colocar um de nossos posts entre os mais populares do Enoblogs, na lista publicada ontem. A nossa postagem ficou em quinto lugar e trata do primeiro vinho branco do Brasil produzido a partir  de uma uva tinta: O primeiro vinho invisível do Brasil. Confira a lista completa na imagem abaixo.
     
    Ficamos cada vez mais agradecidos pelo reconhecimento que o blog tem alcançado ao longo desses 21 meses de vida.
     
    Bons vinhos a todos!
     
     

    domingo, 28 de outubro de 2012

    Ói Nós Aqui de Novo

    Uma postagem do Vinhos de Minha Vida voltou a figurar entre os Posts Mais Populares do Enoblogs. Esta é a segunda vez no mês de outubro e a quarta vez vez na nossa curta história. Já figuramos também três vezes entes os posts mais lidos da semana. Você pode conferir todas estas "conquistas" clicando aqui.
     
    Para nós sempre é motivo de orgulho cada uma destas aparições entre os Posts Mais Populares, visto que são classificados dez dentre mais de 400 blogs sobre vinho.
     
    Desta vez ficamos com a sétima posição e a postagem você confere clicando no link abaixo e a lista completa na imagem.
     
     
     

    quinta-feira, 11 de outubro de 2012

    Mais uma vez entre os mais populares do Enoblogs

    Mais uma vez uma postagem do Vinhos de Minha Vida figurou entre os Posts Mais Populares do Enoblogs na lista publicada na Newsleter de 09.10.2012..
     
    Desta vez ficamos com a oitava posição. Agradeço mais uma vez a fidelidade dos leitores.
     
    Para ver a postagem que nos deu mais essa alegria basta clicar no link abaixo.
     
     
    Confira abaixo a lista completa:
     
     
     
     

    sexta-feira, 20 de julho de 2012

    Casillero del Diablo Reserva Privada Cabernet Sauvignon - Syrah 2008

    Tudo é motivo para uma "comemoração". Outro dia estava falando com o confrade e amigo Juberlan e ele me perguntou: quando vamos realizar a inauguração de um espelho que coloquei aqui em casa? Definitivamente precisamos quebrar os paradigmas que circundam o mundo do vinho, tais como - vinho só é bom se for caro ou para se degustar um vinho faz-se necessário um momento especial, dentre outros; não digo que o vinho não deva ser degustado em ocasiões especiais, muito pelo contrário ou que os vinhos caros são ruins, porém não devemos atrelar essa bela bebida a coisas como essas e sim, nós enófilos, devemos degustar o vinho em sua excelência, seja em ocasiões especiais ou em situações descontraídas e descompromissadas, nada deve sobrepor-se ao prazer de se apreciar a bebida, pois naquela situação, especial ou não, o vinho é o ator principal.

    Desta vez posso dizer que a garrafa de vinho foi aberta em uma ocasião especial e comemorativa, é que como vocês leram no post anterior: Entramos bem na Lista Quem é Quem 2012, o Vinhos de Minha Vida figurou em uma bela classificação na análise realizada pelo site EnoEventos e este é motivo de orgulho e também um bom momento para degustar um vinho.

    O Blog foi criado em 26 de abril de 2012 e desde então já obteve algumas conquista que nunca imaginei que ele teria e por isso agradeço aos leitores e também a Fernanda, minha namorada, pelo apoio e incentivo desde o início, então nada mais justo que degustar o vinho com meu amor e a minha maior incentivadora.

    Preparei um filé mignon ao molho de queijo gruyère acompanhado com nhoque de batata para acompanhar o belo Casillero del Diablo Reserva Privada Cabernet Sauvignon - Syrah 2008, a segunda de quatro garrafas adquiridas no Uruguai, confira aqui as impressões de degustação da primeira garrafa.

    Apesar de ser o mesmo vinho e de ser da mesma safra o vinho apresentou algumas pequenas mudanças, porém significativas.

    Visualmente mostrou uma cor rubi intensa e brilhante, com um halo de evolução mostrado uma cor alaranjada de boa transparência; as suas lágrimas são abundantes e lentas, um espetáculo a parte. No nariz mostrou aromas delicados e elegantes, com a fruta bem integrada a madeira, que mesmo com 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês não se mostrou em excesso. Em boca mostrou taninos redondos e uma acidez em alta, mas sem agredir e conseguindo limpar a gordura do molho da carne. O vinho mostrou um bom equilíbrio entre a fruta e a madeira, apesar dos 14,5% o álcool não agrediu e junto com os taninos e a acidez deu potência e corpo para acompanhar a comida.

    É uma boa compra, mas poderia ser mais barato. Muito gastronômico e essa safra está no ponto, não suportando mais que 4-5 anos de guarda.

    Desta vez a rolha saiu intacta, mas já mostrava sinais que com mais algum tempo poderia mostrar infiltrações, possibilitando uma oxidação, ou seja, preciso ir adiante com as outras garrafas guardadas.

    O Rótulo

    Vinho: Casillero del Diablo Reserva Privada
    Tipo: Tinto
    Castas: Cabernet Sauvignon 65% e Syrah 35%
    Safra: 2008
    País: Chile
    Região: Valle del Maipo
    Produtor: Concha y Toro
    Enólogo: Marcelo Papa
    Graduação: 14,5%
    Onde comprar: RM Express
    Preço médio: R$ 80,00 (essa foi $ 18,5 em Montivideo)
    Temperatura de serviço: 16º

    Entramos bem na Lista Quem é Quem 2012



    O Portal EnoEventos vem realizando, desde 2010, um levantamento/análise do tráfego recebido pelas páginas brasileiras de vinho na internet. O levantamento aconteceu pela primeira vez em 2010, quando o Vinhos de Minha Vida ainda não existia. Em 2011, não entramos na lista, mas se nela estivesse estaria na posição 70, mesmo após alguns poucos meses após a criação do blog.

    A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 290 sites, número superior aos 260 de 2011 e de 152 de 2010.

    E à exemplo do que foi feito nas edições anteriores, os sites foram divididos em 4 categorias, conforme abaixo discriminadas:
  • 87 vinícolas (78 em 2011; 39 em 2010)
  • 86 importadores (81 em 2011; 50 em 2010)
  • 82 sites e blogs (70 em 2011; 44 em 2010)
  • 35 organizações e confrarias (31 em 2011; 19 em 2010)

    Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas nos dias 09 e 10/07/2012.

  • Esse ano entramos na lista e ficamos bem: quadragésima sétima posição na categoria Blogs, entre 82 listados na análise, o que representa um ganho teórico de 23 posições em menos de um ano.


    Agradeço aos leitores do blog, pois sem eles não teria conseguido chegar a esse lugar, o qual, vale salientar, nunca imaginei chegar.

    Em breve as notas de degustação do Casillero del Diablo Reserva Privada 2008 degustado em comemoração a esta marca do Vinhos de Minha Vida.

    Saúde a todos!

    sábado, 16 de junho de 2012

    O Mais Popular é Nosso

    O Vinhos de Minha Vida figurou no topo da lista dos Posts Mais Populares do Enoblogs divulgada no dia 15 de junho de 2012 e o post foi: Pensar em Vinho te Faz Relaxar? Confira a lista completa abaixo.

    Mais uma vez obrigado aos leitores e espero continuar contando com a visita de vocês.


    quinta-feira, 24 de maio de 2012

    Posts Mais Popualres

    Agradeço aos leitores por levarem o Vinhos de Minha Vida a listagem dos posts mais poulares do Enoblogs (lista do dia 23 de maio de 2012), figuramos na terceira posição.


    terça-feira, 1 de maio de 2012

    Concha y Toro Gran Reserva Serie Riberas Cabernet Sauvignon 2007

    Quem leu o primeiro post do blog dever recordar-se que o afloramento da minha paixão por vinhos deu-se após degustar vinho da vinícula chilena Concha y Toro, então nada mais justo que degustar um rótulo desta gigante chilena para comemorar esta data tão especial.

    O vinho escolhido foi o Concha y Toro Gran Reserva Serie Riberas Cabernet Sauvignon 2007, ano este que produziu uma das melhores safras chilenas, então posso dizer que a escolha não poderia ter sido melhor e que finalizei os comemorativos do primeiro aniversário do blog com chave de ouro.

    O contra rótulo traz o texto: “Da majestosa Cordilheira dos Andes – coluna vertebral da América do Sul – descem uma série de cordões transversais que, no Chile, abrem espaço às correntezas de água cristalina que escorrem pelas descidas irregulares e vales até chegar finalmente ao mar. Estes rios de grande longitude refrescam os diversos cultivos e vinhedos no seu cultivo. Os vinhedos de Cabernet Sauvignon, plantados na solada ladeira sul do rio Tinguiririca, entregam um vinho de grande equilíbrio, com aromas de groselha, ameixa e chocolate”.

    Depois de escolher o rótulo ficou a tarefa de escolher um belo prato para harmonizar, visto que a grande maioria dos vinhos da Concha y Toro são muito gastronômicos e com certeza o vinho escolhido não foi uma excessão a esta regra.

    Procura daqui, procura dalí e findei por incubir o Filé Mignon a la Provence a grande responsabilidade de harmonizar com o potente Cabernet Sauvignon escolhido. Um prato de preparo relativamente simples, mas muito saboroso.

    O vinho é muito atrativo, sua garrafa e rótulo são belíssimos e aumentam o charme da bebida. Visualmente mostrou cor rubi com sinais de evolução, lágrimas abundantes finas e lentas. Seu bouquet mostrou-se muito intenso e rico, com notas de ameixa, chocolate amargo, especiarias (café), tostado e discretos aromas de pimentão e pimenta preta. Em boca repetiu, sobretudo, no início, o chocolate e amadeira e ao fim, um delicado toque de café. O rótulo mostrou-se simplesmente fantástico, com bom equilíbrio entre acidez, taninos e álcool, que em momento algum agrediu. Tem potência, mas também taninos muito elegantes, mostrando um bom equlíbrio. Seu final é persistente e como eu já citei é muito gastronômico. No meu entender está em seu ápice, mas ainda tem grande potencial de guarda, arriscaria mais 5 anos.

    A harmonização ficou perfeita, a acidez do tomate, a pimenta (presente em todos os componentes do prato) e as ervas que temperaram a carne elevaram o prato o fez suportar bem a grande potência do vinho.

    O Rótulo
    Vinho: Concha y Toro Gran Reserva Serie Riberas
    Tipo: Tinto
    Castas: Cabernet Sauvignon (90%) e Carmenére (10%)
    Safra: 2007
    País: Chile
    Região: Vale Colchágua
    Produtor: Concha y Toro
    Enólogo: Marcio Ranírez
    Pontuações: 90 pts Guía Descorchados
    Graduação: 14,5%
    Onde comprar: RM Express
    Preço médio: R$ 55,00
    Temperatura de serviço: 16-18 graus


    quinta-feira, 26 de abril de 2012

    Hoje é dia de Brinde: "Bodas" de Algodão do Vinhos de Minha Vida

    Há exatos 365 dias criei o Blog Vinhos de Minha Vida, tendo como intuito escrever as minhas impressões de enófilo sobre os vinhos degustados, como também de compartilhar assuntos relacionados ao mundo desse néctar, bem como o de aprender mais sobre a bebida.

    Não posso negar que o espaço é despretencioso desde o início, porém o Vinhos de Minha Vida atingiu marcas surpreendentes para um ano de vida e, a maior delas é ter ultrapassado a marca das 12 mil visitas sem ao menos o blog ter divulgação expressiva como boa parte dos blogs, que além de serem divulgados são patrocinados por empresas do setor.

    Não posso deixar de citar que o Vinhos de Minha Vida figurou por 3 vezes entre os mais lidos da semana do Enoblogs, que atuamente congrega 412 blogs sobre o tema e possui mais de 71 mil postagens indexadas. Relembre clicando nos links abaixo quais os posts que nos fizeram subir no pódio:
    Temos crescido em audiência a cada mês. Em dezembro, pelo Alexa Traffic Rank estavamos na classificação 16.557.291. Pode parecer um número pouco expressivo, mas se tivéssemos sido rankeados, na ocasião, entre os blogs nacionais sobre vinho estaríamos na posição 70, um número surpreendente para um blog recém-nascido. Hoje a nossa classificação pelo mesmo site está em: 8.814.436 o que é mais que surpreendente, pois ganhamos, em 4 meses, quase 8 milhões de posições.

    Neste ano de vida foram degustados e comentados 68 vinhos, sendo 54 tintos, 12 brancos e 2 rosés. Os rótulos chilenos continuam liderando, seguidos dos argentinos, franceses e dos portugueses. Países com Espanha, Israel e Uruguai entraram na lista e vieram para ficar. A uva mais presente nos vinhos degustados continua sendo a Cabernet Sauvignon, mas a Malbec e a Tempranillo (Aragonez) passam a destacar-se e a crescer no meu gosto. Ao todo já são 29 diferentes uvas tintas e 7 diferentes uvas brancas, o que sido um aprendizado incrível e que tem me proporcionado maravilhosas experiências degustativas.

    Dentre os 68 rótulos degustados eu resolvi escolher os 5 melhores, na minha opinião de leigo, deste primeiro ano do Vinhos de Minha Vida.

    Top 5 das "bodas" de papel do Vinhos de Minha Vida:

    Nesse ano foram 164 posts e não posso deixar de citar aqui os mais lidos até o momento. Confira abaixo os cinco posts mais lidos:


    Agradeço a cada um dos leitores e espero continuar com as constantes visitas de vocês.

    Para comemorar esta data estarei participando hoje do Passeio Enológico por Portugal e no próximo sábado degustando o vinho Concha y Toro Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2007.




    terça-feira, 17 de abril de 2012

    1 ano de vida bem próximo!

    Caros leitores do Vinhos de Minha Vida,


    Criei o blog no dia 26 de abril de 2011 e hoje, 17 de abril, o blog está há 9 dias de completar um ano. Neste período o blog atingiu marcas que nunca imaginei que viesse atingir e sou grato a cada um de vocês pela audiência.

    E, para comemorar um ano do Vinhos de Minha Vida eu gostaria de contar com a ajuda de vocês. Gostaria de sugestões de vinhos para a degustação no dia 26 de abril de 2012. Escolherei um 1 rótulo para a ocasião e apesar das minhas preferência tentarei ser o mais imparcial possível.

    As sugestões poderão ser enviadas até o dia 22.04.2012. O vinho escolhido será anunciado no dia 25.04.2012 e o mesmo será degustado no dia 28.04.2012. Adegustação não ocorrerá no dia 26.04.2012 pois estarei participando do Passeio Enológico por Portugal, o primeiro grande evento sobre a bebida do qual participo.

    Aguardo sua sugestão!

    Abraços, Ewertom.