Mostrando postagens com marcador Malvasia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Malvasia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 12 de março de 2014

Salton Brut, leve e correto

Durante o carnaval, para fugir da folia, eu, Fernanda e os amigos Juberlan e Rejane fomos para Garanhuns, para acompanhar o Garanhuns Jazz Festival.
 
Garnhuns é uma cidade do agreste pernambucano que  possui um clima mesotérmico, com as estações do ano bem definidas. O clima é bem parecido com o Clima Mediterrâneo, pela característica pluviométrica de chover no inverno e de ter um clima seco e quente no verão.
 
Garanhuns possui inúmeros carinhosos apelidos, dentre os quais o de Suiça pernambucana e quem lê este nome acredita que nesta cidade não faz calor. Pois faz e como faz e para refrescar no calorzão nada melhor que um espumante leve e descompromissado.
 
Ao fim de uma das quentes manhãs abrimos o Salton Brut, espumante da linha Fantasia da Vinícola Salton, que é elaborado através do Método Charmat com um corte composto por 5 uvas: Chardonnay, Riesling, Malvasia, Trebbiano e Sémillon.
 
Na taça apresentou cor amarelo dourada (creio que seja um espumante já com alguns anos em garrafa), boa formação de espuma e perlage fina de boa duração. No nariz toques de fruta e flores brancas, notas de pão torrado e leve aroma de mel. Em boca mostrou-se leve e com bom frescor. Repetiu a fruta e o pão torrado.
 
Espumante ainda vivo, mas se comprar não demore para abrir! Correto e com bom frescor, ideal para ser bebido descontraidamente.


Relógio das Flores, tradicional cartão postal de Garanhuns.
O Rótulo

Vinho: Salton Brut
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay, Riesling, Malvasia, Trebbiano e Sémillon
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Graduação: 11,5%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 6°

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

E assim nasceu a Avec le Vin

Há muito tinha interesse em participar de uma confraria, cheguei a iniciar um grupo junto com amigos, mas não deu liga, contudo no fim de 2013 eu e Juberlan começamos a coversar sobre o tema, o papo foi amadurecendo, convidamos alguns casais amigos e fomos papeando.
 
Alguns telefonemas, trocas de e-mail, a turma foi se agitando e logo surgiu a necessidade do nosso primeiro encontro.
 
E como todo primeiro encontro merece, pensamos em algo diferente e especial, foi então que decidimos por nos encontrar no Parque da Jaqueira para um piquenique no fim da tarde do último sábado.
 
Levamos algumas comidinhas práticas: biscoitos, pães, queijos, geléias... E como não pode faltar no encontro de uma confraria: vinhos, que foram o Chandon Passion e o Alfredo Roca Pinot Noir, dois rótulos leves e descontraídos, combinando com o clima de um piquenique e do verão.
 
Papeamos e papeamos: viagens, histórias, culturas, atividade física, comida, vinho, de tudo um pouco, uma verdadeira salada. O papo foi tão legal e descontraído que rapidamente se passaram 3 horas ou mais.
 
Mas antes de findar o nosso primeiro encontro voltamos ao papo que já havia rolado em uma troca de e-mails: o nome de nossa Confraria. Nomes em francês e latin foram o auge e os sugeridos por mim e Fernanda e por Juberlan nem aqui serão citados para não nos deixar acanhados.
 
Findamos por ficar com a sugestão da confreira Luciana: Avec le Vin (do francês - com vinho) e como a própria disse ao sugerir - "sugere que faremos um pouco de tudo ao lado de um bom vinho - arte, gastronomia, fofoca".
 
É bem essa a nossa ideia e a de uma confraria: juntar ou melhor dizendo congregar pessoas com interesse comum, que no nosso caso é o vinho, mas sem deixar de lado o intuito de termos momentos legais entre amigos, temperados com boa comida, conversa e amizade.

Um brinde a Avec le Vin

sábado, 26 de outubro de 2013

Winebar intenso

No último dia 22 participamos de mais uma edição do winebar, uma degustação virtual de vinhos, comandada pelo Daniel Perches e Alexandre Frias.
 
Por aqui convidei Fernanda e os amigos Juberlan e Rejane, mas chegamos atrasados, pois não me dei conta do horário de verão, uma pena, pois a troca com os blogueiros e demais participantes é sempre muito positiva.
 
Foram degustados três rótulos da linha Intenso da gigante brasileira Salton: sendo dois tintos, caracterizados como premium e um espumante, enquadrado como fino superior.
 
A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Ângelo, João, José, Cézar, Luiz e Antônio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves.
 
Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país. Na extensa lista de conquistas destes maios de 100 anos de história comemora o fato de ser familiar e 100% brasileira.
 
Vamos aos vinhos!
 
Salton Intenso Malvasia Natural Brut
 
Elaborado com a casta Malvasia, originária da Grécia e comumente utilizada na produção de vinhos licorosos. Particularmente encontrada nas regiões italianas de Piemonte, Silícia e Puglia.
 
Visualmente mostrou uma cor amarelo palha bem clara, boa formação de espuma e perlage de boa intensidade e duração. No nariz, muito delicado com notas de flores e frutas brancas. Em boca repetiu a fruta e mostrou frescor e boa acidez. Final de boca seco com leve amargor.
 
Harmonizamos com queijo gorgonzola e torradas com pasta de tomate seco e peito de peru.
 
 
O Rótulo

Vinho: Salton Intenso Natural Brut
Tipo: Espumante
Castas: Malvasia
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Graduação: 12%
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 28,00 (Enviado para degustação pela Salton)
Temperatura de serviço: 6º - 8º
 
 

Salton Intenso Teroldego - Marselan 2011
 
Um tinto diferente elaborado com a teroldego, proveniente da Itália e com a Marselan, proveniente da França. É produzido exclusivamente para o mercado externo e no Brasil só é possível adquirí-lo através da loja virtual da Salton.
 
Vinho de cor rubi violácea, como boa formação de lágrimas. Bouquet com a fruta vermelha em evidência e notas sutis de chocolate e café. No paladar repetiu a fruta e mostrou taninos macios e boa acidez. Final de boca com notas adocicadas e média persistência.
 
Harmonizamos como carne de sol e queijos parmesão e gouda Rembrandt.
 

O Rótulo
 
Vinho: Salton Intenso Teroldego-Marselan
Tipo: Tinto
Castas: Teroldego e Marselan
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha e Campanha
Produtor: Salton
Graduação: 12,8%
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 28,00 (Enviado para degustação pela Salton)
Temperatura de serviço: 16º - 18º
 
 
Salton Intenso Merlot - Tannat 2011
 
Pra mim o melhor da noite foi este corte de duas castas bem conhecidas: merlot e tannat. O vinho amadureceu por 6 meses em barricas de carvalho francês e de carvalho americano.
 
Visualmente o vinho apresentou cor  rubi escura e intensa, com halo púrpura e lágrimas grossas e lentas, daquelas que sujam a parede da taça. No nariz presença de fruta escuras, frutos secos, chocolate amargo e suaves notas de tostado. Em boca taninos presentes e elegantes, boa acidez e bom equilíbrio com o álcool. Final de boa de boa intensidade com a fruta, o chocolate e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Vinho de excelente custo versus benefício e com grande potencial gastronômico. Repetimos a mesmo harmonização do corte Teroldego-Marselan.
 

O Rótulo

Vinho: Salton Intenso Merlot-Tannat
Tipo: Tinto
Castas: Merlot (50%) e Tannat (50%)
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha e Campanha
Produtor: Salton
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 28,00 (Enviado para degustação pela Salton)
Temperatura de serviço: 16º - 18º
 
Agradeço ao Alexandre Frias e ao Daniel Perches por mais um convite e a Salton pelo envio dos vinhos. Belo winebar com bons rótulos nacionais, com preços muito acessíveis.