quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cornellana Estate Grown Reserva Carménère 2010

Ganhei esse vinho dos amigos Macílio e Ana e o mesmo foi degustado no último sábado após o belo Don Pascual Roble Tannat 2008. Digo sem nenhuma dúvida que esse foi o varietal Carménère que mostrou notas herbáceas de forna mais intensa que já degustei e isso incomodou bastante na análise olfativa do vinho.
 
O Cornellana é produzido pela vinícola chilena Viña La Rosa, uma das mais antigas do país. Foi iniciada quando um dos mais importantes empresários de mineração do Chile – Don Francisco Ignácio Ossa y Mercado – resolveu adquirir uma propriedade para seu primeiro filho, Gregorio Ossa cerda. Em 1824, a propriedade foi comprada do primeiro presidente do Chile, Manuel Blanco Encalada, dando início à “Hacienda y Viña La Rosa” com videiras importadas da Europa no período pré-filoxera. Hoje, a sexta geração da família possui na Viña La Rosa 864 hectares de vinhedos no Vale de Cachapoal, a duas horas e meia de carro de Santiago. Uma das características marcantes desta vinícola é o apoio a iniciativas de responsabilidade social como retorno à generosidade da terra e de sua comunidade.
 
O vinho possui vedação com rolha sintética, belo rótulo e garrafa. Cor rubi escuro e halo violáceo. Lágrimas abundantes finas e rápidas. Aroma inicialmente alcoólico, com notas intensas de pimentão e leves toques de madeira, muito ao longe. Taninos suaves, boa acidez e álcool sobressaindo um pouco, mas sem agredir; Final de boca seco com o pimentão e leve tostado aparecendo no retrogosto.


O Rótulo

Vinho: Cornellana Estate Grown
Tipo: Tinto
Castas: Carmánère
Safra: 2010
País: Chile
Região: Cachapoal Valley
Produtor: Viña La Rosa
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: Pão de Açúcar
Preço médio: Esse foi presente
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário