quarta-feira, 17 de abril de 2013

Degustação de vinhos Vista Calma

Na noite da última terça eu e os amigos Juberlan e Eli fomos conferir, na Ingá Vinhos Finos - Casa Forte, os vinhos Vista Calma produzido pela Fanília Falasco.

A Família Falasco possui mais de 70 anos de trajetória no mundo vitivinícola. Atualmente a terceira geração conduz a empresa que se iniciou em 1939 com Octavio Rufino Falasco e que continuou com seu filho Aroldo Santos Falasco. Atualmente, Jorge Daniel Falasco é quem está a frente do projeto, mantendo a tradição familiar na elaboração e comercialização de vinhos.
 
A Família comanda duas bodegas: Los Haroldos e Balbo, que juntas somam cerca de 3.000 hectares de vinhedos nas principais sub-regiões de Mendoza.
 
Os vinhos da linha Vista Calma são elaborados pela Bodega  Los Haroldos e são enviados a Bodega Balbo, onde são pelo engarrafamento e venda dos produtos.
 
Ao todo estavam disponíveis para degustação treze rótulos, sendo todos os varietais (linha de entrada da marca Vista Calma), em um total de nove rótulos, dois da linha Roble e dois da linha Reserva.
  
 
Cito abaixo todos os nove rótulos que degustei com breves descrições; os rótulos que mais chamaram a atençãoforam o Vista Calma Reserva Malbec 2011 e o Vista Calma Reserva Cabernet Sauvignon 2010.
  • Vista Calma Varietales Sauvignon Blanc 2012 - Vinho amarelo claro com tons ligeiramente esverdeados. Aroma predominante de frutas tropicais, leve toque herbáceo e notas adocicadas. Em boca repetiu a fruta e mostrou acidez discreta. Final de boca de adocicado e rápido.
  •  
  • Vista Calma Varietales Torrontés 2012  - Creio que tenha sido a maior decepção da noite. Vinho de cor amarela muito clara, quase transparente. Aroma essencialmente frutado com notas doces em grande intensidade. Em boca acidez também discreta, com a fruta aparecendo no retrogosto. Final de boca doce e enjoativo.
  •  
  • Vista Calma Varietales Chardonnay 2012 - Visualmente mostrou cor amarela com nuances esverdeadas. No nariz notas de abacaxi, maracujá e pão (fermento). Em boca mostrou alguma untuosidade e cremosidade, repetiu a fruta e apresentou boa acidez. Final de boca sedoso com as notas de fermento aparececendo no retrogosto.
  •  
  • Vista Calma Varietales Malbec Rosado 2012 - Bela cor rosa, lembrando um pouco casca de cebola e os rosés da Provance. No nariz notas de morango e cereja em conserva. Em boca refrescante e fácil de beber. Final de boca suave e assim com o Torrontés e o Sauvignon Blanc, mostrou notas doces no retrogosto.
  •  
  • Vista Calma Varietales Merlot 2012 - Na taça mostrou cor rubu escura com halo violeta e boa formação de lágrimas. No nariz perecebi notas especiadas e de ameixa. Em boca seus taninos estavam redondos e suaves e em equilíbrio com acidez e álcool.
  • Vista Calma Varietales Tempranillo 2012 - Cor roxa e matizes violáceas. Aromas de amora madura. Taninos discretos e acidez em boa intensidade. Final de boca rápido com notas adocicadas aparecendo no retrogosto.
  • Vista Calma Roble Malbec 2011 - Cor púrpura/violeta profunda, lágrimas finas e rápidas. No nariz aromas de cereja, framboesa e delicado tostado, proveniente dos 6 meses de estágio em barricas de carvalho. Em boca mostrou taninos redondos e boa acidez, tudo bem integrado com a madeira. Final de boca seco com o tostado aparecendo de forma elegante no retrogosto.
  • Vista Calma Reserva Malbec 2011 - Cor rubi profunda com matizes violáceas, lágrimas em boa quantidade. No nariz aromas de ameixa, notas especiadas e muita integração com a madeira. Em boca taninos volumosos e potentes, boa acidez e álcool na medida.
  • Vista Calma Reserva Cabernet Sauvignon 2010 - Esse foi o cara da noite, pela segunda vez um cabernet sauvignon de uma vinícola me agrada mais que o malbec. Cor rubi intensa e profunda. Aroma intenso e elegante, com muitas notas de fruta madura e muita madeira, mas sem incomodar, notas de pimenta, baunilha e nuances de café. Em boca mostrou muita estrutura, potente, guloso, repetiu a fruta, a madeira e o café. Final de boca seco, com a madeira e o café aparecendo no retrogosto.
O ponto alto da degustação foram os vinhos da linha reserva e o ponto baixo foi o curto período de tempo para a degustação, não possibilitando a análise com maior calma dos rótulos e também a degustação de todos. Também inverteria a ordem de degustação, deixando por último o Reserva Cabernet Sauvignon, que lá apareceu na penúltima posição.

2 comentários:

  1. Amigo, vai aqui uma opinião mais voltada para o social que mesmo a questão do vinho em si. Achei o espaço pouco confortável que acrescentada a inexistência de locais para sentar não deixou saudade... A praça de Casa Forte estava muito mais aconchegante - apesar dos atendentes em treinamento...

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo,

    Conconcordo plenamente! Atente que quando você chegou alguns já haviam ido embora, desta forma, você não percebeu algo que desagradou em demasia: o barulho intenso!

    Imagine uma degustação ao ar livre - na praça de Casa Forte - por exemplo e, um serviço de vinhos por garços bem terinados, show não?

    O grande X da questão não é o enófilo que degusta e sim o produto que o empresário quer vender, não sabendo ele que o segundo depende da satisfação do primeiro.

    Abraço.

    ResponderExcluir