terça-feira, 9 de abril de 2013

Marqués del Nevado Gran Reserva Petit Verdot 2009

Há poucos dias encontrei o Marqués del Nevado Gran Reserva Petit Verdot em uma loja especializada aqui em Recife, o vinho me chamou a atenção pela sua garrafa e também por ser um varietal com a Petit Verdot, o que é pouco comum, tanto que este será o primeiro varietal com esta cepa a ser comentado aqui no blog.

O vinho é produzido pela Bodegas y Viñedos Korta Bucarey Ltda, que faz parte de um projeto ambicioso da Família Korta e foi iniciado em 1997. O vinhedo está localizado 200km ao sul de Santiago, no paralelo 35° sul.

O vale onde a Bodega tem localizado os seus vinhedos é chamado de "Família Sagrada". O Projeto inclui a produção exclusiva de cepas tintas. As características da zona, particularmente a adição térmica, permitem a produção de vinhos tintos com uma estrutura e concentração excelentes.

A Petit Verdot é uma casta tinta que pertence às clássicas Bordeaux. Geralmente é utilizada em cortes, uma vez que quando usada sozinha resulta em vinhos muito ácidos e tânicos.
 
Apesar de ser uma das cepas de Bordeaux, a Petit Verdot é pouquíssimo conhecida mundo a fora e ainda muito pouco utilizada em vinhos monovarietais.
 
A Petit Verdot é, dentre todas as uvas bordalezas, a que mais tempo leva para chegar à maturação. Normalmente ela é usada para dar estrutura e cor aos cortes de Bordeaux e tem sido, ultimamente, uma das maiores febres mundo a fora. Muitos países investiram nessa casta e, hoje, é possível encontrar varietais na Argentina, Chile, Austrália e, principalmente, Espanha.
 
Seus vinhos costumam ser muito escuros, densos, com aromas de fruta negra madura e boa carga floral, com destaque para violetas. No palato apresentam sempre muita força, personalidade e pungência. Nunca espere, por exemplo, um Petit Verdot elegante, mas sim sempre potência e força.

O Marqués del Nevado Gran Reserva Petit Verdot tem passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês e americano. Visualmente mostrou uma cor rubi escura e profunda, halo violeta e lágrimas abundantes finas e rápidas. No nariz aromas intensos de fruta madura, menta, eucalipto, chocolate amargo e tostado. Em boca mostrou muita potência, taninos vivos e acidez intensa, com a tríade (taninos - acidez - álcool) em bom equilíbrio; repetiu a fruta madura, o tostado e o chocolate e mostrou ainda toques sutis de especiarias; final de boca seco e de média intensidade.

Um vinho com 4 anos de vida e que ainda suporta mais alguns em garrafa. Não é um vinho fácil, mas muito interessante, potente e equilibrado. Considero que foi um bom início com um varieltal Petit Verdot e que é uma boa pedida para quem gosta de conhecer novas castas e novos vinhos.

Degustei com picanha suina e bovina e ele ficou um pouco acima. Ele acompanhará bem carnes como carneiro, javali e queijos curtidos e de sabor forte.
 

O Rótulo
 
Vinho: Marqués del Nevado Gran Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Petit Verdot
Safra: 2009
País: Chile
Região: Vale do Lontué
Produtor: Bodegas y Viñedos Korta Bucarey Ltda
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 33,00
Temperatura de serviço: 14-16º

4 comentários:

  1. Amigo, que pena que não tivemos condição de degustar juntos!... É uma pena... Mas virá aí a 'Malbequeada'! Estou contando os dias!

    ResponderExcluir
  2. Pena mesmo, pois não tenha dúvida que este vinho parrudo seria do seu agrado.

    Opa que a "Malbequeada" vai ser show...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, você lembrou meu pai que gosta muito deste termo 'parrudo'.

    Abraços,

    ResponderExcluir