quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eis o cara: Colomé Malbec Estate 2009 #malbecworldday

Chegamos ao nosso último vinho recebido pela Wines of Argentina para comemoração do Malbec World Day: o Colomé Malbec Estate 2009, rótulo este que foi o preferido por mim e pelos amigos Eli e Juberlan.

 
O vinho leva o nome da Bodega que o produz, a qual foi fundada em 1831,  e possivelmente é uma das adegas mais antigas da Argentina. Seus vinhedos se localizam entre 2.300 e 3.111 metros de altura, na região alta dos Vales Calchaquis considerada a área vitivinícola de maior altura no mundo.
 
A Bodega foi fundada pelo governador espanhol de Salta, Nicolás Severo de Isasmendi e Echalar. No ano 1854, sua filha Ascensión, unida em matrimonio com José Benjamín Dávalos, introduziu em Colomé as videiras francesas Malbec prefiloxera e Cabernet Sauvignon. Três vinhedos de 4 hectares cada um, os quais datam daqueles tempos, ainda produzem uvas que formam parte do vinho Colomé Reserva.
 
Colomé pertenceu às famílias Isasmendi-Dávalos ao longo de 170 anos. Em 1969, a família Rodó adquiriu a estância e adega, e a conservou durante 13 anos. Raúl Dávalos, descendente direto da família Isasmendi-Dávalos, recuperou a antiga granja da família no ano 1982 e a conservou até que o Grupo Hess (Donald e Úrsula Hess) a adquiriu em 2001. A partir de então plantaram vinhedos até chegar aos 140 has atuais distribuídos em 4 Estâncias.
 
A condução dos parreirais é feita de forma orgânica e biodinâmica, com colheita 100% manual e a produção das videiras é direcionada a um baixo rendimento, pois o primordial é a qualidade e não a quantidade.

O Colomé Estate Malbec amadureceu por 15 meses em barricas de carvalho  francês novas (20%) e de segundo uso (80%) para 80% do vinho.
 
Visualemente o vinho mostrou uma cor rubi escura e profunda, com halo púrpura e boa formação de lágrimas. No nariz inicialmente um pouco fechado, mas com a aeração mostrou todo seu esplendor com notas de ameixa, fruta em compota, alcaçuz, caramelo, chocolate amargo, especiarias, couro e notas harmoniosas de tostado. Em boca um vinho potente e elegante, com um equilíbrio ímpar, onde se observou taninos potentes, mas ao mesmo tempo finos e em harmonia com a boa acidez e com o álcool, que em nenhum momento se mostrou; repetição em boca a fruta, o chocolate e a pimenta, tudo muito bem integrado com a madeira. Final de boca seco e levemente adocicado, com excelente persistência e com a fruta, o chocolate e a pimenta aparecendo no retrogosto deixando um gostinho de quero mais.

O Colomé, assim como o Saurus e o Mendel, foi degusto em dois momentos: no dia 17, onde foi harmonizado com queijos de massa dura e costela bovina e, no dia 21 onde foi desafiado a harmonizar com feijoada. Nos dois momentos a acidez deu conta dos pratos.

Vinho dos 3 E´s: elegante, equilibrado e esplendoroso. Bom para beber agora o para ser guardado na adega por mais alguns anos, difícil é conseguir guardá-lo.

Excelente Malbec World Day e excelente vinhos selecionados para o Wine Bar. Que venham os próximos!
 
O Rótulo

Vinho: Colomé Estate
Tipo: Tinto
Castas: Malbec (85%), Tannat (8%), Cabernet Sauvignon (5%) e Syrah (2%)
Safra: 2009
País: Argentina
Região: Alto Vale Calchaquí, Salta
Produtor: Bodega Colomé
Enólogo: Thibaut Delmotte
Graduação: 14,5%
Onde comprar: Decanter
Preço médio: R$ 103,00
Temperatura de serviço: 16º - 18º
Pontuações recebidas: 92 RP e 90 WS - "smart buy"

Nenhum comentário:

Postar um comentário