sábado, 20 de abril de 2013

Mendel Malbec 2009 #malbecworldday

Hoje vamos falar sobre o segundo vinho enviado pela Wines of Argentina para comemorar o Malbec World Day; trata-se do Mendel Malbec 2009 que, assim com o Saurus, foi degustado em dois momentos distintos, primeiro na noite do dia 17 de abril e dois dias após.

Bons amigos,  bons vinhos, boa comida e boa conversa!
O vinho é produzido pela vinícola Mendel, a qual surgiu da união de Roberto de La Mota, um dos mais respeitados e experientes enólogos argentinos, com a família argentina Sielecki, comprometida em obter vinhos da mais alta qualidade que expressem o caráter singular de seus vinhedos e os incomparáveis atributos do terroir de Mendonza.
 
Para isso, foram selecionados os melhores lotes de seus antigos vinhedos respeitando de forma rigorosa cada detalhe da elaboração do vinho, desde a seleção das parcelas de vinhedo e colheita da uva, até a fermentação em pequenos tanques e envelhecimento em barricas de carvalho francês.
 
Os vinhedos da Malbec são antigos: possuem cerca de 85 anos (plantados em 1928) e estão localizados em Pedriel, Finca de los Andes e em Mayor Drummond - Finca M, entre 900 e 1100 metros acima do nível do mar, nas melhores e mais altas terras irrigadas de Luján de Cuyo.

O Mendel foi o favorito de Fernanda e para os outros três que participaram da degustação foi o melhor no nariz e nesse aspecto eu diria que ele é primoroso.

Visualmente mostrou uma cor rubi intensa e profunda, com tons violetas e uma verdadeira chuva de lágrimas de cor rubi clara, finas, rápidas e que escorreram sujando as paredes da taça. A análise olfativa do líquido mostrou aromas fantásticos e me fez recordar a minha infância; o vinho mostrou notas de ameixa, violetas, especiarias (pimenta e café), tabaco, couro e leves e sutis nuances de baunilha e tostado. Em boca mostrou taninos potentes e que ainda amaciarão com os anos e uma excelente acidez, mesmo após 4 anos de vida, álcool a 14,3 sem incomodar. Final de boca de média persistência com a repetição da fruta e da pimenta. Creio que o vinho ainda evoluiria bem por mais uns 5-6 anos.


O Rótulo

Vinho: Mendel
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2009
País: Argentina
Região: Luján de Cuyo, Mendoza
Produtor: Mendel Wines
Enólogo: Roberto de La Mota
Graduação: 14,3%
Onde comprar: Expand
Preço médio: R$ 85,00
Temperatura de serviço: 16º - 18º
Pontuações recebidas: 91 RP e 87 WS

Nenhum comentário:

Postar um comentário