segunda-feira, 15 de abril de 2013

Don Pascual Roble Tannat 2008

Encontrar rótulos do Uruguai aqui em Recife é bem difícil, principalmente bons rótulos. Então, para quem gosta de conhecer vinhos de países pouco conhecidos e  estiver em lojas especializadas não deixe de adquirir  e degustar calmamente os vinhos dos nossos vizinhos.

O Don Pascual Roble Tannat é produzido pelo Eslabelcimiento Junió, que é uma empresa conduzida pela família Deicas, que é proprietária de 100% das ações da sociedade. Tanto o fundador Juan Carlos Deicas como seus filhos Fernando e Mariela e a terceira geração da família, recentemente integrada à empresa, trabalham com esforço e dedicação.

Antes de ser propriedade da Família Deicas, as terras do Estabelecimiento passaram por diferentesdonos, entre eles se destacou Dom Francisco Juanicó, que em 1830 rompeu as tradições da região e construiu uma cave subterrânea que permitiu a elaboração de vinhos de grande qualidade. Quase um século e meio depois, em 1979 passou a pertencer a Família Deicas, a qual abriu as portas da vinícola para o mundo. Na década seguinte, a firma começa a reconversão dos seus vinhedos utilizando variedades nobres européias.

O Don Pascual Roble nasceu em 1996 e seu nome é uma homenagem a Pascual Harriague, responsável pela introdução da Tannat no Uruguai.

Tannat é uma uva tinta da família da Vitis vinifera originária do sul da França, onde é usualmente utilizada em assemblage com merlot. É a grande uva adotada pelo Uruguai, que possui uma extensa área de vinhedos dessa casta.

A tannat dá origem a vinhos de muito caráter, bastante corpo e estrutura, muito tanino, com grande intensidade de cor, aromas deliciosos de frutas escuras e chocolate, com ótima concentração.

Abri o vinho no último sábado quando recebi em minha casa os amigos Juberlan, Rejane, Macílio, Ana, Eli e Simone e ainda na companhia da minha noiva e pais.

Na taça o vinho mostrou uma cor rubi escura com halo mostrando discretos sinais de evolução; lágrimas em boa quantidade escorrendo lentamente pelas paredes da taça. No nariz aromas muito delicados: fruta vermelha madura, pimenta, chocolate, tostado e algum mineral. Em boca mostrou taninos sedosos/aveludados (os cinco anos de vida possivelmente os abrandaram), boa acidez e álcool em boa medida, tudo muito bem integrado a fruta e a madeira. Final de boca seco, de boa intensidade e com o tostado e a especiaria aparecendo no retrogosto. Creio que ele esteja em seu auge, mas ainda pode suportar bem 2-3 anos em garrafa.

Vinho muito equilibrado e harmônico e que acompanhou bem petiscos os queijo (sanduiche de salame e provolone, queijos temperados, pão italiano com geleia de damasco e framboesa, provoleta). Excelente custo versus benefício. 


O Rótulo

Vinho: Don Pascual Roble
Tipo: Tinto
Castas: Tannat
Safra: 2008
País: Uruguai
Região: Juanicó
Produtor: Estabelecimiento Juanicó
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 40,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário