quarta-feira, 1 de maio de 2013

Salentein Reserve Malbec 2010 #cbe #malbecworldday

A Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE chega a sua octogésima edição e este é o décimo sétimo vinho que degusto para a única e mais antiga confraria virtual. Este mês o tema não foi escolhido por nenhum dos Confrades, mas meio que por um consenso em virtude dos vinhos enviados pela Wines of Argentina para comemoração do Malbec World Day.
 
O rótulo que degustei (Salentein Reserve Malbec 2010) também foi enviado pela Wines of Argentina, o quarto, tendo os outros três sido degustados para o Wine Bar no dia Mundial da Malbec, para conferir as impressões sobre eles clique aqui.
 
O Salentein é produzido pela Bodegas Salentein, situada na mais tradicional região vitivinícola Argentina: Mendoza. A bodega está situada em uma área que foi palco de inúmeras proezas e façanhas, tanto do povo indígena como das missões jesuítas. A Finca San Pablo, uma das propriedades da empresa, tem uma rica história que remota para o início do século XVIII.

A Bodega está localizada  a uma altura de 1200 metros, no centro dos vinhedos. Foram preservados mais de 49 hectares de habitat desértico autóctone e fazem parte da paisagem da bodega, que também realiza um cultivo sustentável.
 
Na taça o vinho apresentou uma cor rubi violácea bem intensa e brilhante, lágrimas em boa quantidade e escorreram lentamente pelas paredes da taça. No nariz mostrou aromas de ameixa, amora, caramelo, tabaco e intensas notas de tostados, proveniente dos 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês. Em boca repetiu toda intensidade do nariz, acrescido de um apimentado intenso; bom corpo com taninos carnudos e boa acidez, mas com os 14,5% de álcool sobrando um pouco, mas que deram potência suficiente para acompanhar uma picanha ao forno. Final de boca seco de boa intensidade com notas adocicadas (caramelo) e de tostado aparecedo no retrogosto, sem esquecer de intensa nota picante, que junto com a madeira foram as características mais marcentes do vinho.
 
Um belo vinho, daqueles que pedem uma boa carne para acompanhar, um típico malbecão mendoncino, que fechou bem as comemorações do Malbec World Day 20013.

O Rótulo

Vinho: Salentein Reserve
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2010
País: Argentina
Região: Vale Uco, Mendonza
Produtor:  Bodegas Salentein
Enólogo: José Galante
Graduação: 14,5%
Onde comprar: Zahil
Preço médio: R$ 70,00 (Este foi enviado pela Wines of Argentina).
Temperatura de serviço: 16º - 18º
Pontuações: 90 pts - Descorchados

Nenhum comentário:

Postar um comentário