Uma
pesquisa realizada pela One Poll, do Reino Unido, concluiu que mais da metade
dos entrevistados não compreendem o conteúdo das notas de degustação dos vinhos.
No total, 55% manifestaram que as descrições não ajudam a entender as
características do vinho.
De
acordo com a pesquisa, que contou com a participação de mil adultos, os
consumidores do Reino Unido pensam que as descrições são mais "pomposas" do que
úteis. Cerca de dois terços dos participantes disseram que nunca percebem os
mesmos aromas do vinho que sugere o rótulo, e apenas 9% afirmaram olhar as
críticas antes de escolher uma garrafa.
Há
alguns términos, porém, que são úteis para os consumidores. Entre os mais
elogiados estão, por exemplo, "fresco", "suave", "ácido", "aveludado" e
"terroso", enquanto as menos úteis foram "estrutura firme", "língua impactante"
e "inquietante".
Além
disso, sete em cada dez pessoas responderam que dizer o sabor de uma fruta é a
melhor maneira de descrever um vinho e que é muito útil quando se recomenda uma
harmonização. Por fim, quase a metade dos entrevistados disseram que as
descrições do vinho poderiam melhorar com términos e comparações mais modernas.
Fonte: Revista Adega
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