A
francesa Moet Hennessy anunciou há poucos dias que irá lançar no mercado um
espumante elaborado na Índia, na região noroeste de Mumbai. Em 2011 foram
plantados 19 hectares de Pinot Noir, Chenin Blanc e Chardonnay para a produção.
"A data exata do
lançamento dos nossos vinhos ainda não foi
confirmada, mas sei que as primeiras garrafas serão vendidas no final desse
ano", afirmou Cathryn Boudiak, gerente da marca. A vinícola - que só deve ficar
pronta em 2014 - terá capacidade para produzir 50 mil caixas de vinho por ano.
De acordo com a
IWSR (International Wine & Spirt Research), o mercado indiano de espumantes
está em crescimento, embora a partir de uma base pequena, de apenas 4% da fatia
de mercado. "Em 2012, quase 100 mil caixas de vinho foram vendidas, um
crescimento de 24% em relação ao ano anterior", comentou Alastair Smith, diretor
do instituto.
Para
os profissionais da indústria vinícola, a expectativa é que o mercado cresça
significativamente nos próximos anos, uma vez que, num país com 1,5 bilhão de
pessoas, sempre há motivos para comemorações. Nessa onda, a Moet
Hennessy espera emplacar seus vinhos por serem de produção interna.
"Champagne é muito caro e espumantes como Prosecco e Cava não são conhecidos na
Índia, então, a produção doméstica terá bastante força", explicou o escritor
indiano Magandeep Singh.
Fonte: Revista Adega.
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