A presença dos vinhos na China e a participação
do Brazilian Gate como elo de ligação entre as partes interessadas é abordada no
documentário “Silk Road—Wine Culture and China”. O filme é produzido pela CCTV -
Chinese Central Television, a emissora de televisão estatal predominante na
China continental, com uma rede de 45 canais transmitindo programas diferentes e
acessível a mais de um bilhão de telespectadores. A China é um dos mercados mais
importantes e de alto crescimento do vinho no mundo e o documentário busca
promover o desenvolvimento dessa cultura no país, além de impulsionar o hábito
de consumo entre os chineses.
A importância do registro é tamanha que o
documentário foi tema de reportagem do China Business Herald, um dos principais
veículos de comunicação locais. Em ambos, o embaixador brasileiro Valdemar
Carneiro Leão e a economista Tania Caleffi do Brazilian Gate foram
entrevistados. O embaixador explanou sobre a estratégia de penetração dos vinhos
brasileiros e lembrou que a visita da presidente Dilma Rousseff em 2011 foi a
primeira vez que os vinhos foram incluídos entre os presentes nacionais,
ressaltando que o Brasil produz vinhos de alta qualidade, inclusive com muitos
prêmios internacionais.
Também foi enfatizado que ao integrar a
civilização oriental e ocidental, a cultura do vinho avança não só com as trocas
de cultura popular, mas também com o desenvolvimento do mercado de vinho chinês.
O documentário mostra para os consumidores chineses em potencial, a cultura, a
história e costumes dos países produtores de vinhos. Com relação ao vinho
brasileiro foi destacada pelo embaixador, a abordagem da estratégia para
introdução de vinhos brasileiros na China. A cultura do vinho é um hábito em
ascensão na China e o Brazilian Gate é um dos pioneiros no relacionamento
comercial com o país, tendo a vinícola Casa Valduga, em destaque no seu
portfólio de bebidas premium.
Desenvolvido desde 2010, o Brazilian Gate visa
basicamente atuar no nicho de produtos “made for China”, adaptando-os ao gosto,
hábito, preferência e paladar do novo consumidor chinês. Tânia Caleffi lembrou
de recente reportagem veiculada pelo jornal Global Times noticiando que “Xangai
e Pequim, respectivamente, serão a quinta e a sexta cidades mais ricas do mundo
em 2024”, e de que “o número de chineses com mais de 30 milhões de dólares em
ativos crescerá 80% na próxima década”.
Vale lembrar que os chineses estão na fase de
formação de uma identidade própria no que se refere ao consumo, tendo uma
natural simpatia pelo Brasil. A 'Onda Brasil', que será gerada pelos megaeventos
do porte da Copa do mundo e Olimpíadas em nosso país, será uma oportunidade
única para aqueles empresários brasileiros que estiverem com seu foco definido
buscando expandir os horizontes de suas marcas, principalmente na China.
Sobre o Brazilian Gate
Portal de entrada para a comercialização de
produtos brasileiros na China, o Brazilian Gate é um showroom localizado em
diversas cidades chinesas e sede no Xintiandi, o bairro mais sofisticado de
Xangai - a maior cidade chinesa. Atua como um privilegiado espaço de
relacionamento comercial em formato ‘café-bar-lounge’ com produtos ‘Made in
Brazil’, mostrando no dia-a-dia o potencial de negócios para futuros
distribuidores chineses. Recentemente adquiriu participação na rede de
churrascarias Latina – pioneira na China - passando a ser fornecedor
preferencial de bebidas Premium - alcoólicas e não alcoólicas - assim como cafés
gourmet.
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