Aqui em casa degustamos menos vinhos do Uruguai que gostaríamos, mas sempre que abrimos um exemplar dos nossos vizinhos menos aclamados sempre ficamos satisfeitos e de lá já provamos gratas surpresas, como o Gimenez Mendez Alta Reserva Pinot Noir, degustado para a CBE em abril de 2012.
Para o tema deste mês minha escolha foi o Don Pascoal Reserve Viognier 2010. Alguns irão até estranhar um vinho branco com quase 5 anos e perguntar-me, ainda está bom? A resposta é sim, pois a Viognier está entre as poucas uvas brancas com potencial para evoluir com saúde ao longo dos anos.
A Viognier desenvolve-se com excelência em sua terra natal, nas barrancas de Condrieu, Rhône norte, França. Suas características são singulares, amanteigada, untuosa, floral e perfumada; é excelente companheira para muitos pratos condimentados.. Esta untuosidade deve-se ao álcool e a baixa acidez. Plantados em poucos hectares torna-se um vinho caro, até mesmo para os padrões locais.
Na Austrália, a exemplo do Rhône, utiliza-se muito esta casta para “resfriar” o Syrah, isto é, torná-lo menos alcoólico e pesado.
O Don Pascoal Reserve é produzido pela Establecimiento Junicó, de propriedade da Familia Deicas e que está situada na Região de Canelones, próxima a cidade portuária de Montevidéu, capital do Uruguai e é considerada uma das mais importantes vinícolas do país.
Chega de conversa e vamos ao vinho!
Visualmente mostrou cor amarelo dourada, mostrando sinais de evolução e lágrimas grossas e lentas. No nariz aromas de abacaxi, notas florais, damasco, mel e leve e delicado tostado proveniente da sua fermentação em barricas de carvalho de primeiro uso. Em boca mostrou elegante untuosidade, acidez correta, repetição das notas olfativas e um final de boa de boca intensidade. Vinho de grande equilíbrio e excelente custo versus benefício.
Eu e Fernanda degustamos o vinho em um fim de noite e harmonizamos com uma lasanha de frango com brócolis e bolinhos de bacalhau.
O Rótulo
Vinho: Don Pascoal Reserve
Tipo: Branco
Castas: Viognier
Safra: 2010
País: Uruguai
Região: Canelones
Produtor: Familia Deicas, Establecimiento Juanicó
Graduação: 13%
Onde foi comprada em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 30,00
Temperatura de serviço: 8°
Nenhum comentário:
Postar um comentário