O que torna um vinho mais caro do que outro? Há diversos fatores envolvidos nisso, como custos de produção, distribuição, margens etc, mas, segundo especialistas, há também muito marketing. Ao menos isso é o que pretende revelar um artigo da revista Forbes, publicado por Rob Asghar.
Segundo ele, estudos mostram que, totalmente às cegas, as pessoas raramente conseguem identificar vinhos mais baratos ou mais caros. Além disso, outras pesquisas mostram que, quando informadas do preço, as pessoas tendem a apreciar mais um vinho.
Portanto, as grandes marcas tendem a trabalhar o marketing de seus produtos em quatro princípios fundamentais que você também pode usar nos seus negócios:
1. Primeiro elas se vendem, depois seus produtos
Eles vendem a história de quão singulares e reconhecidas são. Depois contam a história de seu produto.
2. Elas percebem que um alto preço é visto como prova de valor
A verdade é que muitas pessoas não querem comprar a marca mais barata. Elas querem estar associadas a Gucci, não Renners. No mundo dos negócios, se você coloca um preço muito baixo em seus serviços (quando se compara com os da concorrência), isso nem sempre é percebido como diferencial competitivo, pois as pessoas podem acreditar que seu serviço é pior do que o da concorrência.
3. Elas nunca têm dúvidas
Grandes vendedores decidem acreditar em algo firme e apaixonadamente. Não importa no quê. Isso faz com que eles não tenham dúvidas do que estão querendo lhe vender. Eles podem dizer: “Este é o melhor”, com uma cara de total confiança.
4. Elas se especializam em imprecisão e ambiguidade
Como você diria para um artista moderno, ou talvez um enólogo, que o estilo que ele está produzindo não é brilhante? Você sequer tem certeza disso. E ele não vai lhe dizer isso. Ele vai lhe colocar na defensiva e testar os seus conhecimentos, desafiando-o a ser capaz de compreender o brilhantismo dele.
Olá,
ResponderExcluirGostei muito do seu blog.
Seria interessante uma página do no facebook com este conteúdo.
Sou uma apreciadora de vinhos, mas não tenho um conhecimento aprofundado. Conheço superficialmente de castas, safras, etc. Tenho o interesse de aprender mais.
Parabéns pelo blog.
Abraços!
Olá Fabrícia Vieira,
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário!
Bom que gostou! Já pensei em fazer uma fanpage e verei se coloco em prática.
Também não sou um exímio conhecedor, na realideade sou um leigo, mas como apaixonado, busco aumentar meus conhecimentos com muita leitura e é claro degustando. No mundo do vinho e também na vida sempre precisamos aprender mais.
Sinta-se a vontade para entrar no blog, pois sempre estou atualizando. Também tenho uma lista de blogs recomendados que tenho certeza que você vai gostar.
Saúde e bons vinhos!
Abraços.