As exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro permaneceram em agosto em queda face ao ano passado, as vendas dos primeiros oito meses do ano somaram 2,2 milhões de euros, menos 7,5% que em 2014.
A queda deixa o Brasil na 11ª posição entre os maiores mercados mundiais de vinho do Porto, segundo a mais recente estatística publicada pelo IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
O recuo nas exportações para o mercado brasileiro contraria a tendência geral que o vinho do Porto tem em 2015. Nos primeiros oito meses do ano a faturação total dos produtores de vinho do Porto subiu 2,4%, para 201 milhões de euros, de acordo com o IVDP.
As vendas de vinho do Porto para o Brasil este ano até já apresentaram, no primeiro semestre, um recuo mais acentuado do que o registado ao fim de oito meses. É ainda difícil saber se até dezembro as exportações irão recuperar e voltar ao crescimento.
O maior comprador mundial de vinho do Porto continua a ser a França, mercado que importou até agosto 47,8 milhões de euros, menos 1,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Portugal é o segundo maior consumidor global, com vendas de 35,2 milhões de euros nos primeiros oito meses do ano e um crescimento de quase 10% face a 2014.
A lista dos dez maiores mercados para o vinho do Porto inclui ainda a Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha.
Entre estes destinos, os maiores crescimentos em termos homólogos foram registados no Reino Unido (onde as vendas subiram quase 19%) e no Canadá (subida de mais de 13%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário