domingo, 6 de setembro de 2015

Um Tempranillo na casa dos 30 pilas para a #cbe

Inicio de mês é aquela alegria em compartilhar as impressões sobre o vinho escolhido para a primeira e única confraria virtual do Brasil: a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, mas esse mês me atrasei e só chego hoje com o meu rótulo.
 
O tema do agosto foi sugestão da confrade Juliana Gonçalves do blog Vou de Vinho, que nos mandou o seguinte: "Um vinho feito de uva tempranillo, de qualquer lugar e qualquer preço".
 
Em tempos de crise, preços altos e da ausência de um varietal tempranillo na adega, saí ao garimpo em busca de um vinho que ofertasse um bom custo x benefício. E não é que consegui encontrar o Miolo Reserva Tempranillo, um vinho do projeto Seival State, que está instalado na Estância Fortaleza do Seival, localizada no Sul do Brasil, no município de Candiota, próximo à divisa com o Uruguai.
 
O vinho é é elaborado através de seleção manual dos cachos, seguido de maceração pré-fermentativa a 8°C, por 3 dias, fermentação alcoólica e maceração a temperatura controlada, com um pico de temperatura de 25 - 28°C e  maceração pós-fermentativa de 5 a 10 dias para maior aporte de estrutura. Para finalizar o vinho amadurece em barricas de carvalho francês e americano.
 
Na taça o vinho apresentou cor rubi com reflexos violáceos, halo rubi claro e lágrimas grossas e lentas.
 
No nariz mostrou aromas de cereja, morango e amoras fresca, seguido de notas sutis de baunilha e tostado.
 
Em boca apresentou corpo médio com taninos elegantes e boa acidez, conferindo frescor ao vinho. Final de boca de boa persistência com repetição das notas olfativas.
 
Vinho tranquilo, fácil de beber e foi uma boa companhia para uma pizza de calabresa. 


O Rótulo

Vinho: Miolo Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Tempranillo
Safra: 2013
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Miolo
Graduação: 13%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 32,00
Temperatura de serviço:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário