segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Top 5, Number 2 - Miolo Terroir 2011

O segundo melhor vinho degustado no Circuito Brasileiro de Degustação foi um rótulo que há muito tinha vontade de experimentar: o Miolo Terroir, produzido por uma gigante e que tem no currículo o título de melhor Merlot do mundo, honraria conseguida pela safra de 2005 em uma degustação às cegas realizada em Londres, com a participação de 40 sommeliers, dentre os quais 15 Master of Wine.
 
A Miolo Wine Group é líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras. A empresa elabora mais de 100 rótulos produzidos em seis projetos vitivinícolas no Brasil, em diferentes regiões, incluindo as parcerias internacionais com Argentina, Chile, Espanha e Itália. É a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as três principais produtoras de espumantes, com participação de 15% no mercado.
 
O vinho mostrou cor rubi intensa com reflexos violetas e lágrimas densas que coloriram a taça. No nariz aroma de frutas vermelhas, notas de passa, baunilha, café e elegante tostado. Em boca mostrou uma excelente estrutura, taninos vivos e elegantes, boa acidez e muito equilíbrio. Repetiu as notas olfativas, com um final de boca seco de excelente intensidade com notas de chocolate, café e a madeira aparecendo no retrogosto.
 
Vinho de excelente qualidade e ainda com alguns anos pela frente, porém o preço é um pouco elevado.

O Rótulo

Vinho: Terroir
Tipo: Tinto
Castas: Merlot
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor:  Miolo
Graduação: 14%
Onde comprar: RM Express, DLP
Preço médio: R$ 90,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário