Se
no quesito qualidade os mercados tradicionais, como França e Itália, são sempre
lembrados em primeiro lugar, o mesmo não se pode dizer no que se refere a
quantidade, como mostra o ranking anual do The Drinks Business, com as dez
marcas de vinhos que mais vendem no mundo todo. Nas cinco primeiras posições,
figuram vinícolas do chamado Novo Mundo, como a Gallo, que em 2012 comercializou
mais de 1 bilhão de litros de vinho. Confira, a seguir, o top 10 da publicação.
Gallo:
a vinícola californiana fundada em 1933 é a que mais vende vinho no mundo: são
mais de 1 bilhão de litros comercializados por ano. São quase 50 rótulos
disponíveis em cerca de 60 países.
Great
Wall:
chinesa fundada em 1983, é a líder de vendas do mercado nacional, com 15 milhões
de caixas. De 2011 para 2012, aumentou seu volume de vendas em
10%. Entre os rótulos mais conhecidos estão os do tipo Château Sungod e o Terroir Wine.
Hardy's:
vinícola australiana presente em mais de 80 países. A marca, criada em 1853,
está avaliada em mais de 10 milhões de dólares.
Concha
& Toro:
única latino-americana da lista, a Concha y Toro é responsável por 33% das
exportações chilenas e em 2012 vendeu 13 milhões de caixas de
vinho.
Yellow Tail:
com apenas 12 anos de idade, a Yellow Tail se tornou uma das vinícolas de mais
sucesso da Austrália. Cerca de 40% de seus vinhos são vendidos no Reino Unido.
Sutter
Home:
a segunda californiana da lista, seu slogan é a venda de vinhos de qualidade a
preços mais acessíveis. Comercializa 11 milhões de caixas/ano. Também nascida na Califórnia, a marca cresceu nos anos 80 com a estratégia de oferecer vinhos de qualidade a preços acessíveis. Seus vinhos mais conhecidos são do tipo rosé e espumante. Um dos lançamentos da empresa, o White Zinfandel, de 1972, se tornou o vinho premium mais vendido nos Estados Unidos na época de seu lançamento.
Robert
Mondavi:
a vinícola de Robert Mondavi é uma das mais importantes do Napa Valley. Seu
fundador deu fama aos vinhos da região e colocou o Novo Mundo no mapa vinícola.
Vende 11 milhões de caixas ao ano.
Beringer:
californiana, seu crescimento nos EUA esteve ligado ao crescimento dos vinhos
Moscato e, mais tarde, e bebidas do segmento de luxo. Atualmente, investe em
parcerias voltadas para o turismo europeu.
Lindeman's:
mais uma australiana, a Lindeman's tem reputação mundial por produzir vinhos de
qualidade a preços mais baixos. Comercializa cerca de 7 milhões de caixas ao
ano.
Jacob's
Creek:
a vinícola da Austrália, de 160 anos, está avaliada em 338 milhões de dólares e
aumentou em 32% o volume de exportação para a China. A marca está associada a
eventos de tênis e tem uma parceria com Andre Agassi.
Fonte: Exame
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