terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Esqueça tudo que você sabe sobe a Shiraz

Sabe a Syrah, tradicional e famosa por produzir "caldos" de cor rubi bem escura e profunda e uma alta carga tânica? Esqueça tudo isso, pois o LA Jovem Shiraz, um vinho produzido pela Luiz Argenta Vinhos Finos, na Serra Gaúcha, é um completamente distinto da grande maioria dos vinhos produzidos com esta casta.
 
A história da Luiz Argenta Vinhos Finos remota para o ano de 1929, ano este em que foram plantadas as primeiras uvas viníferas do Brasil, na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Quatro anos mais tarde, estas uvas deram origem aos primeiros vinhos finos do país. Este local, reconhecido pelas suas excelentes características para produção de uvas viníferas, foi adquirido em 1999 pelos irmãos Deunir Luiz Argenta e Itacir Neco Argenta, que em homenagem ao patriarca Luiz Argenta, desenvolveram um avançado projeto de produção de uvas e vinhos.
 
A vinícola possui 55 hectares de parreiras de uvas viníferas, com uma produção selecionada de aproximadamente 1Kg de uva por planta. Todo o processo produtivo é controlado por quadras, de forma informatizada.
 
A LA além de produtos de qualidade diferenciada mostra-se também uma grande inovadora no que diz respeito a apresentação visual dos seus vinhos. A linha jovem por exemplo, possui garrafas com design moderno e arrojado.
 
Mas, vamos ao vinho, que é o último que comento por aqui em 2013.
 
O Vinho é apresentado em uma garrafa que pode ficar deitada ou em pé, muito bela e diferente, com um rótulo simples, porém elegante e delicado. A garrafa já está  guardada e terá bom uso, em breve mostrarei aqui no blog.
 
Visualmente apresentou uma cor rubi clara e brilhante, com halo vermelho translúcido. No nariz aromas de frutas vermelha, pimenta e café. Em boca repetiu as notas olfativas e seus taninos eram macios e dóceis, com boa acidez e álcool na medida certa. Final de boca de boa persistência, levemente adocicado e com um suave retrogosto.
 
Servido a uma temperatura mais baixa que a grande maioria dos tintos, entre 12° e 14°, o vinho mostrou-se refrescante: um típico tinto de verão.
 
Eu e Fernanda degustamos este belo exemplar nacional na quente noite de Natal. Harmonizamos com uma tábua de frios.
 
Nunca havíamos degustado o vinho e viramos fãs do mesmo.
 
O Rótulo

Vinho: LA Jovem
Tipo: Tinto
Castas: Shiraz
Safra: 2013
País: Brasil
Região: Altos Montes, Serra Gaúcha
Produtor: Luiz Argenta Vinhos Finos
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: Pescadeiro
Preço médio: R$ 50,00
Temperatura de serviço: 12º

Nenhum comentário:

Postar um comentário