segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Beni di Batasiolo Moscato D´Ast Bosc dla Rei 2010

Minha mãe ganhou esse vinho, que é produzido pela Beni Batasiolo, tradicional produtora de tintos premiados internacionalmente, como os Barolos Corda della Bricolina, Cerequio e Bofani.
 
A história da vinícola remota para o ano de 1978, no qual a família Dogliani comprou a histórica Vinícola Chiola, em La Morra, no coração do vale do Barolo. Nesta época, a propriedade era composta de sete ‘beni’, ou seja, sete casas de campo rodeadas de vinhedos da uva Nebbiolo. Desde então, os irmãos Dogliani conseguem aumentar sua propriedade para nove ‘beni’, com mais de 120 hectares dos quais 75 são utilizados para a cultivação de Nebbiolo. O nome “Beni di Batasiolo” foi escolhido pela família para representar a empresa, mantendo a sua real tradição contida no termo ‘bene’: terreno, vinhedos, a vinícola, e a área repleta de colinas e vinhedos enfileirados em perfeita ordem e harmonia.
 
O vinho foi aberto na noite de véspera de natal, mas como ia dirigir degustei apenas uma pequena quantidade no dia seguinte, mas ainda foi possível observar seus intensos e delicados aromas.
 
Vinho de cor amarelo dourado com formação de bolhas nas paredes da taça. Perfumes muito intensos e persistentes, com notas florais, sobretudo rosas, notas de damasco, pêssego e mel. Na boca mostrou-se doce, cheio, agradável, equilibrado e fascinante, com o açúcar em harmonia com a acidez e a fruta. Amanteigado, untuoso, porém deixa uma saborosa nota cítrica e refrescante no retrogosto.
 
Um vinho bom para aperitivo e também vai muito bem como acompanhamento de sobremesas, frutas, salada de frutas e panetones.
 
O Rótulo

Vinho: Beni di Batasiol D´Ast Bosc dla Rei
Tipo: Frisante
Castas: Moscato
Safra: 2010
País: Itália
Região: Asti, Piemonte
Produtor: Beni di Batasiolo
Graduação: 5,5%
Onde comprar: Bebida online
Preço médio: R$ 60,00
Temperatura de serviço: 6º

Nenhum comentário:

Postar um comentário