quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dégorgement a fogo de uma garrafa de vinho do Porto

O dégorgemente é realizado com um acessório chamado tenaz, uma ferramenta que foi imaginada especialmente para abrir as garrafas de velhos Portos e muito particularmente do Vintage. O princípio da tenaz consiste em provocar um choque térmico ao nível do gargalo da garrafa. A extremidade da tenaz formando uma gargantilha, aquecida ao rubro, envolve o gargalo da garrafa e aquece o vidro (a abrir ao nível da rolha). Após alguns segundos verter água gelada provocando um choque térmico, resultando na quebra do vidro ao nível do ponto de aquecimento.

Como fazer passo-a-passo:
  1. O gargalo da garrafa a ser aberta deve estar sem cápsula e rotulagem para evitar cheiros desagradáveis.
  2. Logo que a tenaz atinja o rubro, colocá-la no gargalo da garrafa por cima do último terço da rolha, e a um nível tal que o vidro esteja bem em contato com o ferro e que toda a circunferência do pescoço esteja bem coberta. Algumas pessoas fazem girar a tenaz à volta da garrafa, mas é desnecessário, uma vez que é indispensável que a tenaz se mantenha sempre no mesmo plano para assegurar um aquecimento eficaz.
  3. Manter a tenaz numa posição estável durante alguns segundos.
  4. Retirar a tenaz e lançar rapidamente uma pequena quantidade de água fria em cima do gargalo, exatamente no ponto de aquecimento. Instantaneamente devemos ouvir um ruído indicador que o gargalo partiu.
  5. De seguida puxe um pouco a rolha para fora e lance água com o objectivo de remover eventuais pedaços de vidro aí localizados.
  6. Finalmente proceder-se-á à extracção completa da rolha e efectuar-se-á a decantação.

Assista o vídeo abaixo que mostra todo processo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário