Os vinhos da Paulo Laureano Vinus estão sem sombra de dúvida entre os meus prediletos provenientes de Portugal. Vinhos que exaltam as castas portuguesas e que trazem ao consumidor muita potencia e equilíbrio.
O primeiro rótulo do produtor que degustei foi o tinto clássico (relembre), o rótulo de entrada, mas que assim como os demais mostra-se muito bem elaborado. Também foi deste produtor o vinho que escolhi para a minha primeira participação na CBE, o Reserve Branco 2010: primoroso. Em abril deste ano tive a oportunidade de degustar com o próprio Paulo Laureano outros rótulos no Passeio Enológico por Portugal.
O Paulo Laureano Premium 2009 é um corte de três tradicionais castas portuguesas: Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouchet, teve 6 meses passagem por barricas de carvalho e está disponível em embalagens que vão de 375ml a 3000 ml.
O vinho apresentou uma cor rubi intensa e brilhante, halo rubi translucido e lágrimas grossas e lentas. Seu bouquet mostrou-se intenso e amadeirado em um primeiro instante, remotando para a necessidade de aeração, após cerca de 15 minutos os aromas começaram a abrir e mostraram a fruta negra madura, chocolate amargo, menta e tostado. Em boca mostrou-se bem estruturado, com taninos potentes e em bom equilíbrio com acidez e álcool. A fruta e o tostado aparecem novamente em boca. Corpo médio-longo com a fruta aparecendo final de boca. O rótulo ainda com potencial para mais uns 3 anos na garrafa
Harmonizou perfeitamente com um pernil de cordeiro.
O Rótulo
Vinho: Paulo Laureano Premium
Casta: Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouchet
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Paulo Laureano Vinus
Enólogo: Paulo Laureano
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 45,00
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 16 - 18º
Nenhum comentário:
Postar um comentário