sábado, 4 de junho de 2016

Uma nova geração feminina a dar cartas no vinho

Os novos Douro Boys são… Girls. As D’Uva – Portugal Wine Girls é um grupo de oito jovens mulheres que se juntaram numa associação informal para promover os seus vinhos no mercado externo. A união faz a força.


Tal como nos caso dos Douro Boys, as D’Uva compreenderam que, juntas, podiam fazer muito mais por cada um dos produtos do que se o tentassem promover de forma separada. Tal como os Douro Boys, também, a atividade destas Wine Girls será totalmente suportada pelas próprias, mais um caso de iniciativa e associativismo raros em Portugal.
 
Mas, ao contrário dos Douro Boys, cuja ação tanto tem feito para promover o Douro, as D’uva representam negócios em três regiões diferentes do país: o Alentejo, o Douro e a região de Lisboa.

As oito fundadoras da Portugal Wine Girls são Francisca van Zeller, da Quinta Vale D. Maria, Luísa Amorim, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e Maria Manuel Poças Maia, da Poças Júnior, todas no Douro. Rita Cardoso Pinto, da Quinta do Pinto, em Lisboa, e Catarina Vieira, da Herdade do Rocim, Mafalda Guedes, da Herdade do Peso, Rita Fino Magalhães, do Monte da Penha e Rita Nabeiro, da Adega Mayor, estas últimas no Alentejo.

O fato de o grupo ser constituído exclusivamente por mulheres também não é de menos importância, como referiu por sua vez Francisca Van Zeller (cujo pai Cristiano Van Zeller é um dos Douro Boys) "abre possibilidades de comunicação segmentada, nomeadamente junto de organizações congeneres, na área do vinho e outras".

A presença de mulheres a liderar projetos vínicos não é uma tendência mas um fato que, em Portugal, não se esgota de forma nenhuma nestas oito inovadoras mas, como referiu Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal: "No mundo do vinho é preciso imaginação e capacidade de criar novos momentos. Este grupo feminino traz essa novidade, além da complementaridade igualmente importante neste setor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário