A grande maioria das regiões vitivinícolas possui uma ou mais uvas ícone e não é diferente da a África do Sul em que sua uva de destaque é a Pinotage, uma tinta nasceu do cruzamento da Pinot Noir e da Cinsault, duas clássicas cepas francesas.
A Pinotage é uma variedade de bagos pequenos, cônicos, pretos com tonalidade azulada, polpa macia, pele espessa e cachos bem compactos. Os vinhos produzidos a partir da casta são considerados muito fáceis de beber, mas também são vistos como vinhos do tipo que se ama ou se odeia.
Eu pareço estar no segundo grupo, não digo que odeio, mas digo que nenhum exemplar que degustei desta casta me encheu os olhos e isso não foi diferente com o Neethlingshof Estate Pinotage.
O vinho é produzido pela vinícola Neethlingshof, que está inserida no Biodiversity & Wine Initiative (BWI), um programa que possibilitou o grande destaque da África do Sul na produção integrada e sustentável.
Na taça o vinho apresentou cor rubi violácea e intensa formação de lágrimas. No olfato um vinho com aromas adocicados de frutas vermelhas, banana madura, canela e folhas molhadas. Em boca taninos sem expressão, alta acidez. Final de boca de média intensidade e notas adocicadas no retrogosto.
O Rótulo
Vinho: Neethlingshof Estate
Tipo: Tinto
Castas: Pinotage
Safra: 2014
País: África do Sul
Região: Stellenbosch
Produtor: Neethlingshof Wine Estate
Graduação: 14,5%
Onde comprar: WINE
Preço médio: R$ 73,00
Temperatura de serviço: 16°
Nenhum comentário:
Postar um comentário