Robert Parker possui tanta influência no mercado de vinhos, especialmente nos vinhos Bordeaux, que o The Wine Investment Fund (TWIF), que analisa preços de vinhos, usa suas avaliações como um dos três itens para medir o valor de um vinho em relação a outro.
Um exemplo de que a avaliação de Parker tornou-se tão significativa é o caso do Smith Haut Lafitte 2009. O vinho custava 600 euros a garrafa até fevereiro de 2012, quando Parker aumentou a pontuação do vinho de 96 para 100 pontos. Imediatamente, o rótulo teve um aumento de 150% em relação a seu preço original.
A TWIF, no entanto, notou uma diminuição no impacto da avaliação do crítico nos preços em novembro de 2014, comparado com novembro de 2009. A empresa verificou, ainda, um declínio de preço dos vinhos Bordeaux avaliados em 100 pontos por Parker durante esse período. Notou-se que o valor médio desses vinhos baixou até 18 vezes.
Segundo a TWIF, houve queda de 25% em relação ao aumento de preços de vinhos que tiveram sua pontuação elevada pela avaliação de Parker, o que mostra uma queda na influência do crítico. Para a companhia, esse fato mostra que o mercado está antecipando a aposentadoria de Parker, ainda que considere o crítico “o principal influente nos preços do mercado de Bordeaux”.
Fonte: Revista Adega
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