sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Como abrir garrafa de espumante chacoalhado sem receio

Uma pesquisa da Universidade de Reims, na região de Champagne, França, mostrou que não é preciso ter medo de abrir um espumante depois de agitá-lo com receio de que a rolha voe longe e o líquido "exploda" em um spray de espuma. Aliás, segundo os cientistas, chacoalhar vigorosamente a garrafa pode até diminuir esse risco de explosão durante a abertura.
 
A explicação para isso estaria nas bolhas. Quando a garrafa está fechada, o dióxido de carbono  no líquido e o do gargalo são proporcionais. Ao agitar a garrafa, criam-se bolhas grandes durante a mistura do gás com o líquido. No entanto, quando essas bolhas se rompem, um pouco do dióxido de carbono é absorvido pelo líquido, reduzindo levemente o total de gás na garrafa.
 
Contudo, a diminuição na pressão depende do tempo. Se a garrafa for aberta logo após ser chacoalhada, sairá aquele spray de espuma com que os pilotos de Fórmula 1 costumam comemorar. Porém, se a garrafa for deixada em paz por alguns minutos (os pesquisadores apontam 2 minutos e 40 segundos como o tempo ideial), a dissipação das bolhas causam uma queda de pressão que dura cerca de 30 segundos.
 
De acordo com Gérard Liger-Belair, co-autor do estudo, "a diminuição de pressão é realmente muito pequena e detecta apenas em sensores de alta precisão". Ele acredita que, por isso, "a maneira mais segura de abrir uma garrafa de espumante é fazer isso gentilmente, sem sacodi-la".

Será? Caso resolva fazer o teste deixe sua experiência nos comentários...

Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário