terça-feira, 13 de janeiro de 2015

52% dos brasileiros toma vinho para relaxar

Vinho é uma categoria geralmente associada com o lado emocional, pois é consumida em momentos que sirvam como relaxamento, comemoração, para melhorar o humor etc. De acordo com pesquisa feita pela Mintel, mais da metade dos consumidores, 52%, declaram tomar vinho para relaxar, 33%, para comemorar algo e 15% para melhorar o humor, motivos que ressaltam o lado emocional da bebida. O destaque é saber que quase um quarto dos consumidores de vinhos declara tomar a categoria porque acha saudável, 23%, mesmo sendo um posicionamento pouco explorado pelas marcas de vinho no Brasil. Por mais que as marcas não explorem diretamente a saudabilidade do vinho, é comum haver notícias na mídia sobre resultados de estudos científicos e pesquisas feitas sobre vinhos, falando sobre seus benefícios à saúde, o que pode estar influenciando esta percepção do consumidor.
 
A categoria de vinhos espumantes já se posiciona como uma bebida para comemorações (como por exemplo, para celebrar o ano novo), mas os vinhos tintos, brancos e rosés não têm tanta associação direta com celebrações, mesmo sendo muitas vezes presentes de parabenização. Uma forma de posicionar mais os outros vinhos como presentes pode ser por meio de embalagens e rótulos festivos, e/ou com mensagens ou espaço para uma mensagem pessoal na própria garrafa.
 
Da mesma forma, garrafas de vinho poderiam oferecer espaços em branco no rótulo, para que seja possível escrever uma mensagem personalizada à pessoa que ganhará o presente. As marcas de vinho também poderiam vir com frases prontas, como “feliz aniversário” ou “parabéns pela conquista!”, além de edições limitadas com frases para datas festivas como o Natal, ano novo, dia dos pais etc. Atualmente, já existem muitas empresas que oferecem a personalização de rótulos de vinho para se dar de presente, como por exemplo, em casamentos e aniversários.
 
A pesquisa da Mintel também nos mostra que um terço das mulheres acima de 35 anos consome vinhos por achar que é uma categoria saudável. Uma das mensagens que a categoria de vinhos costuma comunicar, acerca de saudabilidade, é o fato do vinho possuir antioxidantes, conhecidos por combaterem o envelhecimento das células, e, portanto, muitas vezes considerado como um agente anti-idade.
 
Assim como a bebida Beauty Drink, uma bebida funcional à base de colágeno e vitaminas, o vinho também poderia se posicionar para as mulheres acima de 35 anos como uma bebida funcional. Como possui antioxidantes em sua composição, o vinho pode comunicar os benefícios do componente como uma forma de melhorar a saúde pelo lado estético.

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