Para celebar o primeiro natal depois de casados eu e Fernanda abrimos a Cava Don Román Rosé, um espumante produzido com uma casta desconhecida pra nós: a Trepat, na região de Penedés pela vinícola Marqués de Tomares.
A Trepat é uma uva tinta originária da Espanha e é plantada essencialmente na região costeira de Penedés, onde há somente 1000 hectáres de vinhedos com esta variedade. É utilizada unicamente para produzir cavas rosadas e sua característica principal são seus aromas de frutas vermelhas.
A Marqués de Toamres é uma bodega familiar, cujo início da história remota para o ano de 1910, quando o El abuelo Don Román Montaña começou a dedicar-se a elaboração e crianza de vinhos, sendo considerado o fundador de uma saga de mestres na produção artesanal de vinhos. Atualmente a bodega é administrada por seus netos.
A cava foi produzida pelo método champenoise (tradicional), com sergunda frementação em garrrafa e 9 meses de crianza (contato com as borras).
Visualmente a cava mostrou uma linda cor vermelho cereja claro, com boa formação de espuma e excelente desprendimento de pequenas borbulhas que dançam e sobem pela taça formando uma coroa. No nariz aromas de frutas vermelha e deliciosos toques florais (cravo e rosas) e de levedura. Em boca mostro bela acidez e frescor. Final de boca de boa intensidade e persistência com leve amargor aparecendendo, mas sem comprometer o conjunto.
Foi bem com um camarão na moranga e frutas como morango e uvas.
Foi bem com um camarão na moranga e frutas como morango e uvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário