segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cooperativa de vinho dá vida à cidade destruída por erupção de vulcão em 95

Dia 2 de abril de 1995. A terra tremeu e fez um estrondo. “Tenho medo, tenho medo se isso acontecer de novo, porque, pronto, é um desastre”, afirmou seu Neves.
 
Ainda se vê o exato caminho da lava quando o vulcão entrou em erupção. Ela avançou sobre um pequeno povoado e tudo o que sobrou foi a entrada da varanda da casa do seu Neves. A erupção de 1995 espalhou lava por boa parte da imensa cratera do vulcão, ativo, sabemos, chamado Vulcão do Fogo. Seu David e os vizinhos perderam tudo. Mas não é que viraram o jogo?
 
Chegam aos montes, às toneladas, verdes e pretas, de muito boa qualidade, as uvas do fogo. Seu David é hoje o presidente da cooperativa de vinho que deu vida à então arrasada Chã das Caldeiras. Equipamentos doados por uma ONG italiana, financiamento da comunidade europeia: o projeto envolve o povoado inteiro.
 
David Neves, presidente da Associação de Viticultores: Houve um desenvolvimento extraordinário aqui nessa comunidade. Só na última safra, foram 203 toneladas, todas de pequenos produtores, que se espalham pela caldeira do vulcão. É o verde sobre o chumbo, 1,8 mil metros acima do nível do mar, na cratera do vulcão ativo, onde quase não chove, plantam-se frutas, que viram doces na cooperativa. Não há água encanada. Energia elétrica, só com geradores.
 
Os vinhos são envelhecidos em barris italianos, mas não renegam sua origem vulcânica. O Vinho do Fogo. “Nosso vinho é o melhor do mundo, é o vinho melhor do mundo”, disse David Neves. Pode nem ser, seu David, mas a origem dele é das mais interessantes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário