segunda-feira, 7 de maio de 2012

Zohar by Susana Balbo Torrontés 2010

Susana Balbo era uma conhecida enóloga de Mendoza e não tinha chegado aos 40 anos quando, separada do pai de seus dois filhos, casou-se novamente, com Pedro Marchevsky, então enólogo da Catena, a mais prestigiada bodega argentina. Aí, a paixão virou vinho. Seis anos depois, o casal colheu as uvas de seus próprios vinhedos, alugou uma adega e fez o primeiro vinho da Dominio del Plata. Hoje eles têm sua sede em Luján de Cuyo e exportam, para 17 países, 99% da produção da vinícola, um conjunto de duas dezenas de rótulos.
 
O nome “Zohar” significa “esplendor” na língua aramaica e de fato este torrontés é esplendoroso. Essa linha de vinhos faz parte de um projeto único e audacioso idealizado pela Suzana Balbo, enológa respeitada e reconhecida internacionalmente.
 
O Zohar by Susana Balbo Torrontés 2010 mostrou uma  bela cor amarelo palha, com lágrimas finas, transparentes e rápidas. Seu bouquet é encantador, onde predominam as flores brancas (cravo e leve jasmim) e frutas brancas. Em boca repete a fruta e mostra uma acidez magnífica e um frescor de se tirar o chapéu. Um vinho de final de corpo médio-longo e refrescante e que pede um gole atrás do outro.
 
O Rótulo
 
Vinho: Zohar
Tipo: Branco
Castas: Torrontés
Safra: 2010
País: Argentina
Região: Vale Cafayate (Mendoza)
Produtor: Domínio del Plata Winery
Enóloga: Susana Balbo
Graduação: 13,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 40,00 (Comprei esse na promoção R$ 20,00)
Temperatura de serviço: 12 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário