De 20 de maio a 5 de junho, redes de hotelaria, gastronomia e vitivinicultura de Rio Grande do Sul e São Paulo oferecem quase 300 programações especiais
Do tortéi com receita da nonna, ao prato com assinatura de chef em Jantar Magno. Do espetáculo artístico, com direito a apresentações e orquestra, ao tour com a mais emblemática música do Sul – dos Estados Unidos. Do tradicional menarosto, ao curso de degustação (que pode ser de vinho, cachaça ou azeite de oliva). Do esporte de lazer, com caminhadas, meia maratona e passeios de bicicleta, ao competitivo – se assim for interpretado um torneio de bisca, antigo jogo de baralho herdado dos imigrantes italianos. E, finalmente, das grandes barganhas, nas diversas feiras e festivais de vinho em praças, parques e até em shopping. De 20 de maio a 5 de junho, o Dia do Vinho 2016 aposta na variedade e na amplitude da carta com mais de 270 programações especiais para incrementar a geração de negócios das redes de gastronomia, hotelaria e vitivinicultura em aproximadamente 10%.
A iniciativa envolve mais de 250 estabelecimentos com ações e descontos que chegam a 30% em 10 municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, na Campanha Gaúcha, e em São Roque, no interior paulista. Além de Porto Alegre, que sediará a Feira do Vinho no Barra Shopping Sul. A programação completa está no site oficial diadovinho.com.br.
“São duas semanas para celebrar o mundo do vinho. Temos atrações para todos os gostos e para todos os bolsos. E algumas das programações só são realizadas nesta época do ano. Então, é um bom momento para se aproveitar e percorrer estes roteiros, descobrir aquela pousada, aquele prato, aquele vinho diferente em três regiões do país”, afirma o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, João Leidens.
As novidades já começam logo na abertura do evento, na próxima sexta-feira (20), em Garibaldi (RS), com apresentações da Orquestra Jovem do município e grupos de circo, teatro e danças folclóricas, pelo projeto Girando Arte. As atrações no Ginásio Municipal, a partir das 19h, incluem ainda Wine Bar e Espaço Gastronômico com food trucks e o Convivium de Slow Food 1a Colônia Italiana.
No encerramento, em Flores da Cunha, dia 5 de junho, será a vez da Orquestra de Sopro de Veranópolis acompanhar os grupos do projeto Girando Arte. O espetáculo ocorrerá durante a 2a Feira de Vinhos da Rota dos Altos Montes, onde qualquer rótulo sairá por R$ 25 e haverá comida de rua – a partir das 11h, no Parque da Vindima.
E há também a estreia do município de Vila Flores, que torna-se o 10o integrado à programação na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha.
“As 85 vinícolas participantes estarão comercializando produtos com descontos que podem chegar a 30%. Além disso, será um Dia do Vinho ainda mais especial para o setor, porque a comunidade de Monte Belo do Sul estará celebrando a conquista da Indicação Geográfica (IG) para certificar a procedência de seus rótulos. Uma vitória dos produtores e das famílias daquela região”, revela o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.
Cardápio inclui gastronomia, feiras de vinho e blues
Entre os destaques do Dia do Vinho 2016 está a segunda edição do projeto Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, entre 3 e 5 de junho, reunindo alguns dos mais renomados chefs de cozinha do Brasil e os expoentes da gastronomia local. Outra atração é o Jantar da Estrada do Sabor, dia 3 de junho, em Garibaldi, que oferece, em uma única noite, toda a excelência das iguarias elaboradas na rota que é sinônimo de culinária original.
Para expiar o pecado da culpa, sugerem-se uma meia maratona pelo Vale dos Vinhedos, dia 21 de maio, um passeio de bicicleta pelos altos e baixos da Serra, em Veranópolis, dia 29 de maio, e uma caminhada de 16 quilômetros, dia 5 de junho, em Farroupilha – que termina com almoço em um vinícola. Além das romarias de Caravaggio e Corpus Christi, que este ano ocorrem simultaneamente, em Farroupilha e Flores da Cunha, dia 26 de maio.
“O melhor de tudo é vermos que os empreendedores estão inovando cada vez mais para surpreender. Em Caxias do Sul, por exemplo, dia 28 de maio, teremos o Blues Tour. Um percurso por vários pontos turísticos e gastronômicos da cidade, onde o grupo será recebido com vinho e boa música ao vivo. Em Antônio Prado, dia 4 de junho, haverá um jantar harmonizado às cegas. Já para quem prefere o que há de mais típico, temos os filós italianos em Vila Flores, dia 20 de maio, e Bento Gonçalves, dia 4 de junho”, destaca o presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (SEGH) da Região Uva e Vinho, João Leidens.
Além da programação pela região da Campanha Gaúcha e o concorrido Roteiro do Vinho de São Roque, no interior paulista, ganham força as ações de comercialização em áreas urbanas de pequenos e grandes municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha.
“As feiras de vinho se multiplicaram em 2016. Farroupilha vai estrear a sua, no dias 28 de maio e 4 de junho. Flores da Cunha vai para a segunda edição, dia 5 de junho, e Caxias do Sul, que é um grande sucesso, realiza a sua entre os dias 3 e 5 de junho. E temos ainda a Feira de Porto Alegre, que em 2015 atraiu 40 mil pessoas e comercializou mais de 28 mil garrafas de vinho”, comenta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.
O dirigente lembra que em Caxias do Sul, também no ano passado, em apenas três dias, a Feira do Vinho na Praça Dante Alighieri registrou público de 25 mil pessoas e vendas de mais de 23 mil litros de vinhos e sucos, o que, num caso sem precedentes, provocou o surgimento de uma edição extra do evento, para dar conta da demanda, na Praça da Bandeira.
“Ainda teremos as mostras da produção local, que é algo fantástico, vindo das famílias para as praças das cidades. Em Pinto Bandeira, dia 28 de maio, no Festival de Vinhos, haverá gastronomia típica, apresentações artísticas, artesanato e até um vovô contador de histórias. E em Monte Belo do Sul, dias 4 e 5 de junho, além dos rótulos com Indicação Geográfica, teremos os produtos coloniais da 4a Mostra do Vinho, Agroindústrias e Artesanato”, acrescenta Scottá.
“A vantagem para o visitante é que em cada ponto de parada, seja pelo vinho, gastronomia ou passeios, vai se descobrindo uma coisa nova. Em mais da metade dos municípios envolvidos na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, por exemplo, muita gente poderá conhecer ao vivo paisagens, arquitetura e pessoas que talvez tenha visto pela primeira vez em alguma cena de filme ou novela. Isso existe. E está aqui”, conclui Leidens.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).
A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais e patrocínio máster de Verallia.
Fonte: IBRAVIN
Nenhum comentário:
Postar um comentário