domingo, 22 de maio de 2016

Como as mudanças climáticas afetam os vinhos

Vinhedo Canaã
O clima de uma região define o terroir de um vinhedo, isto é, os fatores ambientais que afetam a qualidade das uvas, como o índice pluviométrico, a temperatura, o solo e a topografia. Por esse motivo, os vinhedos e sua produção são extremamente sensíveis às mudanças climáticas. A maioria das uvas cresce em temperaturas de 12°C a 22°C. Em consequência do aquecimento global, as pesquisas nos últimos anos indicaram que o cultivo futuro dos vinhedos deverá ser feito em latitudes mais altas e em terrenos elevados.
 
Um artigo publicado em abril na revista Nature Climate Change, mostrou que as uvas na França estão sendo colhidas duas semanas mais cedo do que há 500 anos. Essa tendência afetará a qualidade do vinho, como aconteceu depois da onda de calor na Europa em 2003. As uvas expostas ao sol por muito tempo ficam mais doces e menos ácidas; podem, em alguns casos, transformarem-se em passas. Em determinados lugares, como no Napa Valley na Califórnia, a temperatura elevada demais pode prejudicar o cultivo de vinhedos. Se isso acontecer, as receitas de um setor que gera mais de US$1 bilhão por ano em impostos nos Estados Unidos irão diminuir.
 
Os desertos de Israel podem servir de laboratórios para o cultivo de vinhedos em climas mais quentes. Com o sol intenso nesses lugares um lado de uma uva pode aquecer até 50°C no verão, enquanto o lado na sombra ficará exposto a uma temperatura de 30°C. Aaron Fait, um pesquisador italiano da Universidade Ben Gurion, está usando telas de diferentes espessuras e cores para proteger as uvas em crescimento. A temperatura, peso, tamanho e composição química das uvas são monitorados e as condições de cultivo obedecem aos resultados do monitoramento.
 
Fait também pesquisa as combinações de variedades de uvas produzidas por meio de técnicas de cultivo e os rizomas, que permitirão o uso da água de modo mais eficaz; alguns tipos australianos são especialmente resistentes. A poda ou o uso de treliças para forçar o crescimento das videiras com diferentes formas, também ajuda a controlar o uso eficiente da água. Em razão de suas pesquisas, Fait tem sido consultado por viticultores de Bordeaux preocupados com o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário