Grandes nomes da pesquisa sobre os benefícios da uva e seus derivados estarão no III Simpósio Internacional Vinho e Saúde que ocorrerá entre os próximos dias 2 e 4 de junho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Durante os três dias, especialistas do Brasil e do exterior debaterão os resultados de estudos sobre a fruta e seus derivados, que têm ocupado cada vez mais espaço na mesa dos consumidores.
“O grande número de pesquisas retrata que temos cada vez mais profissionais desenvolvendo trabalhos sobre os benefícios da uva e do vinho. Isso também é fruto de uma população que está cada vez mais interessada, em busca por novas informações", avalia a biomédica e pesquisadora Caroline Dani, presidente do evento.
Ela constata que os consumidores estão cada vez mais conscientes e interessados em conhecer melhor os produtos. “E um dos principais motivadores para o consumo destes produtos é o benefício à saúde", completa.
Também serão discutidos os benefícios obtidos a partir do consumo de outros derivados da uva, como óleos, extratos e farinhas de sementes e cascas da fruta, por exemplo. “Escolhemos profissionais de diversas Instituições de ensino para proporcionar um intercâmbio de ideias. O objetivo é promovermos ainda mais interesses na área”, adianta Caroline.
Na noite de abertura, os inscritos assistirão a duas conferências. Na primeira, o brasileiro, médico cardiologista e professor hemérito da Universidade de São Paulo (USP), Protásio Lemos da Luz, apresentará o tema “A História do Vinho e Saúde”.
Em seguida, um dos principais nomes mundiais no tema, Rosa María Lamuela Raventós, da Universitat de Barcelona, abordará os estudos do Predimed Trial, a respeito dos benefícios da dieta mediterrânea para a saúde.
No último dia, um dos principais nomes na área de doenças neurodegenerativas e proteção, Jeremy Spencer, da University of Reading, do Reino Unido, tratará do tema “Derivados da Uva e Neuroproteção”.
A programação contempla, ainda, diversas mesas redondas sobre o impacto positivo do consumo da fruta no combate ao câncer, à obesidade, à perda de memória e a doenças cardiovasculares.
O evento tem como público alvo: profissionais da área da saúde e educação com afinidade ao tema, profissionais ligados à viticultura, lideranças do setor produtivo, formadores de opinião, produtores rurais, fornecedores da cadeia produtiva e imprensa.
O III Simpósio Internacional Vinho e Saúde contará, também, com um espaço para pesquisas inéditas. Após apresentação, as selecionadas serão publicadas em revista científica e as melhores nas áreas de vinho e de suco de uva serão premiadas.
Fonte: Revista Adega
Nenhum comentário:
Postar um comentário