O Conselho Superior de Investigações Cientificas (CSIC) da Espanha está desenvolveu um estudo para reduzir a concentração de Aminas Biogênicas no vinho.
As aminas biogênicas são compostos nitrogenados, presentes em alimentos e bebidas fermentadas, que em baixa quantidades ajudam no desenvolvimento de funções metabólicas e fisiológicas, mas em altas concentrações podem causar alergias e outros malefícios a quem ingere.
Os pesquisadores da CSIC, junto com o Instituto em Ciências da Alimentação e a Universidade Autônoma de Madrid, descobriram que um fungo encontrado naturalmente em vinhas pode diminuir a concentração do composto na bebida.
"O procedimento, testado em vinhos brancos e tintos, se baseia na utilização de extratos de um fungo proveniente da vinha, que permite que a matéria-prima do vinho seja o mesmo principio ativo para diminuir a produção de aminas", explicou a pesquisadora do CSIC, Victoria Moreno-Arribas.
Esse fungo é capaz de equilibrar as altas taxas de histamina, tiramina e putrescina, as aminas biogênicas encontradas em grande quantidade nos vinhos, além de não alterar em nada as propriedades da bebida.
Fonte: Revista Adega
Nenhum comentário:
Postar um comentário