terça-feira, 7 de abril de 2015

Crios Pinot Noir 2012

Você conhece os vinhos da linha Crios da Susana Balbo? Não? Então não fazes idéia do que estás perdendo. Os rótulos desta linha são vinhos jovens com excelente balanço e concentração. São vinhos de estilo modernos, ideais para serem consumidos no dia a dia e apresentam excelente custo x benefício.
 
A linha é composta pelos varietais: Torrontés; Chardonnay; Malbec Rosé; Malbec Cabernet Sauvignon; e Pinot Noir. Completam a lista o corte Syrah - Bonarda e as edições limitadas: Tannat e o corte Malbec, Bonarda, Tannat e Syrah.
 
No encontro com a Enóloga Susana Balbo no último mês de março provamos o Crios Pinot  Noir 2012, quem já veio com na nova imagem visual do rótulo e mostrou-se um vinho leve, tranquilo e fácil de beber, mas sem perder aquele toque de elegância típico da casta.
 
Visualmente o vinho apresentou uma cor vermelho cereja com reflexos púrpura bem claros e lágrimas finas e translúcidas. No nariz um ataque inicial cheio de frutas vermelhas, seguido de notas de rosas, terra molhada e delicado tostado, proveniente da passagem de 60% do vinho por barricas de carvalho por 8 meses. Em boco mostrou taninos leves, redondos e em equilíbrio com a acidez. Final de boca de boa intensidade e com a fruta e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
 
O Rótulo
 
Vinho: Crios
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2012
País: Argentina
Região: Alto Agrelo, Luján de Cuyo
Produtor: Dominio del Plata
Enólogo: Susana Balbo
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: Cantu, RM Expres e DLP
Preço médio: R$ 50,00
Temperatura de serviço: 14°
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário