Edição chinesa da ProWine ocorre entre os dias
7 e 9, em Shangai. Participação das empresas é viabilizada pelo projeto Wines
of Brasil
A participação das vinícolas brasileiras na ProWine China, que ocorre
entre os dias 7 e 9 deste mês, deve resultar em US$ 400 mil em vendas. A
projeção é de ampliar o mercado para os vinhos brasileiros num dos países que
mais cresce em consumo. A estimativa de comercialização foi feita pelas
vinícolas Aurora, Miolo, Peterlongo e Salton, que estarão com representantes em
Shanghai. A ação integra o projeto setorial Wines of Brasil,
desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), órgão
vinculado ao Ministério das Relações Exteriores para divulgação dos vinhos no
mercado Externo.
O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, explica que o objetivo é
posicionar os vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros ao lado de marcas
mundialmente consagradas. "A ideia é prospectar contatos comerciais e
gerar novos negócios. O Wines of Brasil vê a China como um mercado
bastante atrativo e com potencial para se consolidar como um dos principais
destinos para o vinho brasileiro", acredita.
A China é um dos países que registra o maior crescimento no consumo de
vinhos no mundo. Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho
(OIV), o país consumiu 1,6 bilhão de litros em 2015, sendo o 5º maior mercado
da bebida no mundo.
Com relação à importação de vinhos brasileiros, as vendas para o país
asiático cresceram 7,5% em 2015 se comparado ao ano anterior. Neste ano, até o
mês de agosto, foi registrada a comercialização de 34 mil litros de vinhos e
espumantes brasileiros para a China. "Apesar do volume ainda ser baixo,
verificamos um interesse que vem crescendo pelos nossos produtos e a
participação na ProWine certamente reforçará nossa presença no mercado", conclui
Scottá.
O mercado chinês para vinhos:
- Em 2015 o Brasil exportou 75 mil litros para a China, 7,5% a mais que em 2014
- 34.485 litros foram comercializados para o país de janeiro a agosto de 2016
- A China é o 5º maior consumidor mundial de vinhos, ficando atrás de Estados Unidos, França, Itália e Alemanha
- Em 2015 foram consumidos 1,6 bilhão de litros no país
- Os chineses detém a segunda maior área mundial de vinhedos, com 830 milhões de hectares
- Da produção total de uvas no país, 12% são destinadas à produção de vinhos, sendo a China o 6º maior produtor global, com 1,15 bilhão de litros
Fonte: IBRAVIN
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