De acordo com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Blairo Maggi, as exportações de vinhos e os espumantes produzidos no Brasil têm alto potencial de crescimento. O ministro explicou que os produtos "têm sido cada vez mais premiados e com aceitação crescente nos mercados nacional e internacional”. A declaração foi feita na abertura do 39° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, nesta segunda-feira (24), em Bento Gonçalves (RS).
O ministério usará este ramo de atividade para aumentar a meta de exportação no mercado mundial agropecuário de 6,9% para 10% em cinco anos. De acordo com publicação da Dinheiro Rural, no ano passado, o Brasil exportou US$ 4,41 milhões de vinho para vários países, como Estados Unidos, Paraguai, Colômbia e Reino Unido.
“Quem quer conquistar mercado precisa se mostrar. E este evento mostra a região de Bento Gonçalves, a região Sul e o Brasil como produtores de vinho de qualidade e com disponibilidade de matéria-prima”, disse o ministro. Propostas como redução de tarifas e impostos, além de tornar de tornar a área produtora de uva e vinho uma “zona franca”, sem a cobrança de impostos, para atrair mais turistas à região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário