segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Artefacto Syrah Colheita Seleccionada 2010 #cbe

Hoje é dia de falar sobre o vinho do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE e o tema foi: "um vinho feito com a uva Syrah/Shiraz, de qualquer nacionalidade e faixa de preço", escolhido pela conterrânea Fabiana Gonçalves do blog Escrivinhos.
 
Eu tinha algumas boas opções na adega, mas no fim terminei optando pelo Artefacto Syrah Colheita Seleccionada 2010, produzido no Alentejo pela Luis Duarte Vinhos, uma jovem vinícola com 8 anos de vida mas que tem o competente e experiente Luis Daurte no comando.
 
Luis Duarte após anos assinando rótulos para grandes vinícolas, concretizou o sonho de produzir seus próprios vinhos. Sua vinícola está localizada em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo e é dotada da mais alta tecnologia, com tanques de fermentação automatizados e novas barricas de carvalho francês e americano.
 
A produção da vinícola não é grande, mas tudo que sai dela tem qualidade garantida e o que é melhor, com um preço justo e acessível, como é o caso da minha escolha para a CBE.
 
Visualmente o vinho apresentou cor rubi escura, quase negra e brilhante. No olfato um vinho rico e cheio de aromas frutados, seguidos de notas de especiarias, pimenta, chocolate e elegante tostado. Em boca mostrou-se encorpado, com taninos redondos, boa acidez e em equilíbrio com os 14% de álcool. Repetiu as impressões olfativas com destaque para a fruta e a pimenta. Final de boca seco, redondo e longo com a pimenta e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Por aqui escolhemos uma bela costela bovina no bafo para acompanhar o carnudo syrah alentejano.
 
 
O Rótulo
 
Vinho: Artefacto Colheita Seleccionada
Tipo: Tinto
Castas: Syrah
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Luis Daurte Vinhos
Enólogo: Luis Duarte
Graduação: 14%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 68,00
Temperatura de serviço: 16°

Nenhum comentário:

Postar um comentário