O mundo do vinho é vasto, muito vasto, as castas viníferas são aos milhares, a diversidade de vinhos também é algo surreal, até os países produtores são inúmeros e alguns desconhecidos de muitos.
E o que fazer diante de uma gama de variáveis tão grande e que, por exemplo, fazem brilhar os olhos de um enófilo ao entrar em uma loja especializada de vinhos? Eu reuni 7 dicas que acho importantes para quem quer aprofundar-se no mundo do vinho, mas cuidado para não se tornar um enochato.
Considero essa a mais essencial das dicas, pois não tem como conhecer mais sobre vinhos sem garimpar por diferentes opções de produtos. Isso também fará com que o enófilo encontre os seus vinhos e estilos de vinhos favoritos. E voltar a esses vinhos proporciona um prazer especial aos amantes de vinho. Aqui também acrescento que é interessante você realizar anotações sobre os vinhos, o que gostou, o que não gostou, etc.
2. Harmonizar seus vinhos com pratos buscando tornar ambos melhores
3. Participar de uma confraria e/ou clube de vinhos
O vinho não é uma bebida barata, sobretudo no Brasil. Então nem sempre é possível degustar um Barolo, um Gran Cru ou qualquer outro vinho top dos mais variados países, mas há algumas formas que podem te fazer ter acesso a estas maravilhas, cito duas: participar de uma confraria e de um clube de vinhos. A primeira composta por não mais que 10 e não menos que 6, pois menos que isso a reunião perde conteúdo e sobra muito vinho. Se houver gente demais, há o risco de dispersão e uma garrafa fica insuficiente para todos, sem falar é claro que um grande vinho rateado por 10 lhe sairá bem mais barato que se decidires comprá-lo sozinho. Já o clube além de vinhos diferentes vai te fazer passear por diferentes regiões vitivinícolas com rótulos escolhidos por especialista e a um preço um pouco menor que o do mercado.
4. Visitar regiões vitivínicolas
5. Participar de degustações verticais, horizontais e as cegas
6. Visitar feiras e mercados públicos para exercitar as memórias olfativa e gustativa
Os aromas e sabores presentes nos vinho nos remetem a aromas e sabores de frutas, frutos, florais, condimentos, especiarias, produtos de origem mineral e animal, dentre outros, com destaque para os primeiros e onde encontramos estes produtos? Em feiras e mercados públicos, então visitar estes locais para cheirar e provar os mais variados aromas e sabores é um ótimo exercício para criar uma memória olfativa, o que tornará seus momentos com o vinho ainda mais especiais.

7. Ler sobre vinhos em blogs, web sites especializados e livros
O mundo do vinho é apaixonante e o que fazemos quando nos apaixonamos? Nos aprofundamos, correto? E uma das formas de aprofundar-se é adicionar conhecimentos teóricos aos práticos das suas degustações. Existem inúmeros blogs de excelente qualidade e com vasto conteúdo, indico alguns no menu à direita. Sites especializados também são uma boa opção. E não podem faltar os bons e tradicionais livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário