sábado, 6 de setembro de 2014

Soalheiro Alvarinho 2012

Nenhum país do mundo possui tantas castas vitiviníferas como Portugal, são mais de 250 uvas autóctones / indígenas e boa parte destas só são encontradas neste país e o que é mais legal, todas são usadas para produção de vinhos, os quais são, em sua maioria, assemblages / cortes (Vinho de Lote).
 
A alvarinho é uma destas mais de 250 castas e não apenas isto, ela é considerada uma das mais nobres castas brancas e uma das poucas usadas na produção de vinhos varietais.
 
As videiras de Alvarinho produzem poucos cachos. O rendimento das uvas também é pequeno, sendo necessários 1,6 Kg de uva para fazer uma garrafa de 0,75 litro. Nas outras castas o normal é 1,0 Kg de uva para uma garrafa. Estas são as razões que justificam o preço mais alto deste vinho.
 
A casta é cultivada sobretudo nos municípios de Melgaço e Monção, uma pequena sub-região ao norte dos Vinhos Verdes e o ponto mais ao norte de Portugal. A região está protegida por um conjunto de montanhas que criam condições de precipitação, temperatura e horas de sol necessárias para a melhor maturação desta casta.
 
O  vinho Soalheiro Alvarinho é produzido pela Quinta de Soalheiro, um dos primeiros produtores Portugueses de Alvarinho  e a primeira marca de Alvarinho em Melgaço, a qual sempre figura nas listas dos melhores Alvarinhos de Portugal da imprensa especializada.
 
As uvas que dão origem ao Solaheiro Alvarinho são colhidas manualmente em caixas de pequena capacidade e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. Após a prensagem, o mosto obtido decanta durante 48 horas, segue-se a fermentação, a temperatura controlada, usando leveduras pré-selecionadas para o efeito. O engarrafamento efetua-se após a estabilização do vinho, sendo seguido de um estágio em garrafa.
 
Visualmente o vinho apresentou uma bela cor amarelo pérola brilhante, com lágrimas grossas e lentas. No nariz intenso e elegante, rico em frutas tropicais (abacaxi, maracujá), casca de limão e toque mineral. Em boca mostrou boa acidez e grande frescor, com um leve dulçor e boa repetição da fruta. final de boca refrescante e de boa intensidade.
 
O Rótulo

Vinho: Soalheiro
Tipo: Branco
Castas: Alvarinho
Safra: 2012
País: Portugal
Região: Monção e Melgaço, Vinho Verde
Produtor: Quinta de Soalheiro
Graduação: 12,5%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 145,00
Temperatura de serviço: 10º

Nota:

Este vinho foi degustado durante a formação Academia de Vinhos de Portugal - Nível II, ministrada pelo renomado Jornalista e Crítico de Vinhos português Rui Falcão, realizada no Hotel Atlante Plaza no dia 28 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário