Posso me autodenominar como curioso no que diz respeito ao mundo vinícola e creio que assim sejam todos os apaixonados por esta bebida. Assim, visando aumentar minha sensibilidade degustativa, costumo comprar rótulos que nunca degustei, desta forma escolho meus vinhos por recomendação de um profissional do ramo, pelas informações em sites especializados e blogs e claro pela forma mais simples e desafiadora, que é escolha pelo rótulo, ou seja, pela atração visual que ele me proporciona.
E para alegria deste curioso, a Confrade Fabiana Gonçalves do Escrivinhos sugeriu aos demais participantes da Confraria Brasileira de Enoblogs: " abra um vinho sobre o qual você não tem muitas referências, mas que 'foi com a cara' dele pelo seu visual".

O vinho é produzido pela vinícola de mesmo nome e que surgiu em 1996 da união de duas famílias consagradas no Novo Mundo do vinho, os Chadwick e os Mondavi. A zona de Colchagua foi a escolhida para desenvolver este projeto vencedor, onde mais de 1.000 hectares foram adquiridos, na verdade todo um vale imaculado com clima mediterrâneo, abençoado com noites frias e dias iluminados. Em 2004 Chadwick assumiu a participação americana, e com a sua visão empreendedora e orientada à qualidade com sustentabilidade, soube extrair o melhor dos poucos mais de 200 hectares plantados, inclusive em revolucionários vinhedos colinares.
Visulamente o mostrou uma cor rubi intensa e luminoso, com halo levemente atijolado e boa formação de lágrimas. Os aromas motraram, como já comentei, muita fruta, destacando-se ameixa e framboesa, também estavam presentes notas herbáceas, de chocolate e tabaco, além de alguns toques mentolados. Cheio de fruta madura em boca, com taninos macios e de excelente qualidade. Final de boca seco com a fruta e chocolate aparecendo no retrogosto. Rótulo de ótima persistência.
Este vinho provou ter não apenas cara como também coração, ainda bem, pois nem sempre isso é garantido e comprovou também outra coisa: quanto mais vinhos degustamos mais bons vinhos estão a nossa espera.
Gostei do produtor e do vinho, então é fato que irei em busca dos vinhos, agora já conhecidos, da Viña Caliterra.
Saúde e bons vinhos com cara e coração a todos.
O Rótulo
Vinho: Caliterra Estate Grown Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon 92%, Syrah 5% e Malbec 3%
Safra: 2009
País: Chile
Região: Vale Colchagua
Produtor: Viña Caliterra
Enólogo: Rodrigo Zamorano
Graduação: 13,5%
Onde comprar: DLP
Preço médio: R$ 42,00
Temperatura de serviço: 16 graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário