quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Um copo de vinho ou uma ida ao ginásio? Os benefícios são os mesmos

Um copo de vinho tinto à refeição traz os mesmos benefícios que meia hora de actividade física, sugere um grupo de investigadores canadianos.

O estudo, realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que o resveratrol, um composto natural presente na casca das uvas, amendoins e frutos vermelhos, é responsável por aumentar o desempenho e melhorar as funções musculares e cardíacas da mesma maneira que um treino de resistência intenso.
 
 
Em testes de laboratório, a equipe descobriu que o composto ajuda também a prevenir os efeitos do sedentarismo, evitando o envelhecimento dos músculos e aumentando a densidade dos ossos.
 
Mas a maior vantagem, disse um dos cientistas, é para quem tem alguma deficiência física que o incapacite de realizar exercício físico. “O resveratrol pode ajudar os pacientes que querem exercitar-se mas são fisicamente incapazes porque pode mimetizar o exercício e melhorar os benefícios da quantidade modesta de exercício que podem fazer”, disse ao Science Daily Jason Dyck, diretor do Centro Cardiovascular de Pesquisa da Universidade de Alberta e investigador responsável pelo estudo, publicado no Journal of Physiology.
 
Mas, salientam, esta substância encontrada no vinho tinto não substitui o exercício físico por completo, é apenas um auxiliar e é recomendado apenas um copo por dia.
 
Fonte: Life & Style

Nenhum comentário:

Postar um comentário