segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Rio Sol Grand Prestrige Brut #aveclevin

Abrimos o nosso último encontro da Avec le Vin, na casa dos amigos Rodrigo e Carol, com um espumante produzido pela ViniBrasil no sertão pernambucano: o Rio Sol Grand Prestrige Brut.
 
O projeto Vinibrasil nasceu em 2002. A vinícola deu, desde o início, predominância para as castas Cabernet Sauvignon, Syrah, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão e Vinhão e as castas Tanat e Malbec, com destaque especial para Syrah, a casta que melhor se adaptou a região.
 
Para acompanhar a investigação in loco e potencializar os conhecimentos existentes a nível mundial foi realizado um protocolo com o Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa. De fato, este projecto tem tudo de novo: a região (sertão nordestino), o clima (semi-árido) e a latitude (paralelo 8). Tal como foi classificado por Jancis Robinson, este vinho não é do "Novo Mundo", mas sim de uma nova categoria chamada "Nova Latitude".
 
Na taça o vinho apresentou cor amarelo-palha, com reflexos dourados e perlage fina e de média duração. No nariz notas de frutas vermelhas, floral combinadas com toques sutis de levedura e pão tostado. Em boca mostrou acidez mediana, fruta cítrica, toques discretos de frutos secos e sutil picância. Um espumante um pouco pesado, contudo agradável e fácil de beber, apesar de ter final de boca curto e diminuta acidez.


O Rótulo
 
Vinho: Rio Sol Grand Prestrige
Tipo: Espumante
Casta: Syrah e Moscato
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Vale do São Francisco
Produtor: Vini Brasil e Dão Sul
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 6º

Nenhum comentário:

Postar um comentário