segunda-feira, 18 de março de 2013

O simples, mas agradável Periquita 2009

O Perequita é certamente o vinho português mais vendido no Brasil e o país está entre os maiores mercados mundiais consumidores deste conhecido rótulo.
 
O vinho é produzido pela tradiciona vinícola portuguesa José Maria da Fonseca Vinhos S/A, um negócio familiar de quase dois séculos de vida. Produz vinhos desde 1834 e hoje é fruto da paixão partilhada pelos membros da sexta geração da família, que seguem preservando e projetando a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade de ser o mais antigo produtor de vinho de mesa e Moscatel de Setúbal de Portugal, a José Maria da Fonseca pratica uma filosofia de permanente aprimoramento, o que a leva a investir sempre mais em pesquisas e na produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional, contribuindo decisivamente para a divulgação e o prestígio dos vinhos portugueses.
 
O Vinho Periquita se deve ao nome “popular” que as uvas do tipo Castelão têm em Portugal. Até 2001 o vinho Periquita era produzido especificamente com esta uva, desde a safra 2001 entretanto a vinícula passou a compor o vinho como um “corte” de 3 uvas, Castelão, Trincadeira e Aragonez, todas cepas nativas da península Ibérica. A Castelão continua correspondendo à maior parte do corte, mas a mistura deixou o vinho mais suave e fácil de beber, o que se mostrou acertado por se tratar de um vinho “corrente”, como chamado em Portugal, quase o que chamamos de vinho de mesa, só que feito com uvas viníferas (Vitis vinifera).
 
O vinho mostrou, apesar dos 4 anos de vida, uma cor rubi brilhante e viva, com halo púrpura bem discreto, sem grandes sinais de evolução e com boa formação de lágrimas. No nariz: aromas de frutas vermelhas maduras, leve floral e toques de especiarias e tostado. Em boca mostrou um bom equilíbrio entre taninos - acidez - álcool, repete a fruta e a especiaria. Final de boca de média intensidade com um adocicado leve aparecendo no retrogosto.
 
É um vinho jovem, sem grande poder de guarda. Equilibrado e honesto, que consegue cumprir bem o seu papel de ser um vinho para ser consumido de forma frequente e descontraída. Um vinho com bom custo versus benefício e que irá agradar os iniciantes ou os que não querem se aprofundar muito no mundo do vinho.
 
O Rótulo

Vinho: Periquita
Tipo: Tinto
Castas: Castelão (85%), Aragonez (%7) e Trincadeira (8%)
Safra: 2009
País: Portugal
Região: Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos S/A
Enólogo: Domingos Soares Franco
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Rede de Supermecardos
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 16 a 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário